Abril chegou e, com ele, uma chuva de feriadões. Em 2023, este será o mês que mais terá os famosos feriados prolongados, começando já nesta primeira semana, com a Semana Santa.
Mas uma dúvida sempre paira na cabeça de muitos brasileiros: a Quinta-feira Santa é considerada um feriado? Se você ainda não sabe, fica atento para não cometer nenhum engano.
Veja também:
Sonhou que está caindo? Veja o significado deste sonho
Saiba como deixar a grelha da churrasqueira bem limpinha
Ou não enganar ninguém, porque a quinta-feira é considerada um dia normal, como qualquer outro. Logo, não é considerada um feriado. Por mais que muitos a chamem de "santa", de santa ela não tem nada.
E para confirmar isso, basta conferir o que diz a Lei Federal nº 662/1949, a qual estabelece todos os feriados nacionais do Brasil. A Sexta-Feira Santa consta na legislação, mas a quinta não.
Deste modo, os empregadores não possuem obrigação de dispensar os funcionários nesta data, mesmo que algumas o façam.
Se você quer uma folga nesta data, o melhor a se fazer é conversar com a chefia e tentar negociar uma emenda no feriado prolongado.
RITO DA PÁSCOA
Mesmo que não seja feriado, a quinta-feira marca o dia anterior à crucificação e morte de Jesus, conforme a crença cristã. O dia anterior ao início do Tríduo Pascal é relembrado pela última ceia de Jesus com os apóstolos.
Na Igreja Católica, a quinta-feira é marcada pelo rito da lavagem dos pés e o encerramento da Quaresma, período de 40 dias de jejum e reflexão dos cristãos, que inicia na Quarta-feira de Cinzas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar