Conforme o corpo humano vai envelhecendo, ele vai regredindo e perdendo massa muscular e força, importantes para nos manter de pé e ativos. Por isso, ter um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada é importante para o aumento da disposição, diminuição do estresse, ansiedade, além de ajudar a prevenir doenças crônicas.
Dentro desse equilíbrio, confira a lista com dez alimentos indispensáveis que não podem faltar em casa.
1. Tomate
O tomate é rico em água e tem baixa caloria, cerca de 20 a cada 100 gramas, decorrência do baixo teor de carboidratos que contém 3,5 gramas, proteínas com 1 grama e gorduras com 0,1 grama. Uma de suas maiores características são as vitaminas e os minerais, com uma incidência de 26 mg a cada 100 gramas, 150 gramas de tomate em um dia é o suficiente para cobrir 100% da necessidade dessa vitamina em um adulto saudável.2. Pimentão
Com baixo teor calórico (20 a cada 100 gramas consumidas), de proteínas e de gorduras, o pimentão, principalmente o vermelho, é fonte de fibras e de vitamina C. Também é poderoso antioxidante, a vitamina C atua em processos importantes, ele favorece a absorção de ferro e aumenta a resistência a infecções.
O pimentão contém 343 calorias a cada 100 gramas consumidas, 55 gramas de carboidrato a cada 100 e gorduras a cada 5 gramas. Essas gorduras não são ruins porque são monoinsaturadas e poliinsaturadas a 50%, o que significa que são saudáveis para o coração.
4. Peru
Carne branca que se caracteriza por ter pouca gordura e baixo colesterol. Seu teor calórico é moderado: menos de 130 calorias a cada 100 gramas de coxa e 100 calorias a cada 100 gramas de peito. Boa opção para pessoas com propensão a desenvolver doenças cardiovasculares.
5. Sardinha
Rico em ômega 3, o consumo regular da sardinha traz benefícios relacionados a enfermidades inflamatórias como a artrite reumatoide e doenças oncológicas. Além de possuir vitaminas lipossolúveis como a D, a E e a A. A vitamina D é muito importante para o metabolismo ósseo, e a A e a E são potentes antioxidantes. Além da presença de vitaminas do complexo B, que tem a função de auxiliar na digestão e absorção de nutrientes.
6. Mirtilo
Uma fruta de baixo teor calórico, composta quase 90% por água. Com pouco carboidrato, apenas 6 gramas a cada 100 consumidos, ele têm baixo teor de proteínas e gorduras. Ele proporciona uma quantidade razoável de fibras sendo 5 gramas a cada 100, além de ser um potente fornecedor de antioxidantes.
7. Manga
A manga não deve faltar nunca em casa, com um alto teor de água ela aporta 14 gramas de carboidratos a cada 100 gramas consumidas e praticamente nada de gordura. A manga é rica em fibras, que ajudam na atividade intestinal e fornecem vitamina C (37 mg por 100 gramas), A e E.
8. Uva
A uva tem alto teor de potássio (350 mg por 100 gramas) e, em menor medida, cálcio e magnésio. Ela é uma boa fonte de ácido fólico para gestantes e de vitamina B6. Ela também possui antocianinas, flavonoides e taninos, responsáveis por sua cor. A casca e a semente da manga são ricas em resveratrol.
9. Mel
Uma porção de 100 gramas de mel tem cerca de 300 calorias, uma boa quantidade de carboidratos e nada de gordura. Ele também já foi usado como antisséptico, por favorecer a cicatrização e a prevenção de infecções em feridas ou queimaduras superficiais.
10. Azeite de oliva
O alto teor de ácidos oleicos ômega 9, torna o azeite um alimento saudável para o coração. Ele ajuda a reduzir o "colesterol ruim" (LDL) além de aumentar o "colesterol bom" (HDL). Rico em vitamina E, ele protege as artérias do colesterol já existentes no sangue, prevenindo a aterosclerose. O azeite não pode ser consumido em excesso, pois ele é rico em gorduras e tem um alto valor calórico, com quase 900 calorias a cada 100 ml.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar