Os gatos têm ganhado espaço nos lares brasileiros, segundo uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia (Comac). No entanto, muita gente ainda acredita que pelo fato dos felinos serem mais independentes, precisam de menos atenção.
- Quem são mais inteligentes? Cães ou gatos?
- Você tem um gato? Saiba o que significa a cor de cada animal
- Conheça o "Tinder" feito especialmente para donos de gatos
Ahmed Addali, médico-veterinário e gerente de produtos da unidade de negócios pet da MSD Saúde Animal, explica alguns mitos e verdades sobre a saúde dos gatos.
Gatos precisam de produtos que combatam pulgas e carrapatos?
VERDADE. Segundo o médico-veterinário, pulgas e carrapatos atacam cachorros e também gatos. Isso porque esses parasitas convivem principalmente dentro do lar, por isso, os felinos também correm risco de serem infectados, já que os próprios tutores podem trazer esses bichinhos para dentro de casa. Além da limpeza do local em que o animal vive, o tutor deve usar um produto de longa ação para poder cortar o ciclo de vida desses parasitas e conseguir evitar futuras proliferações.
Gatos gostam de leite e são sujos?
MITO. O especialista explica que aatos não precisam de nada mais que água fresca e ração específica para a espécie. Leite só em desenho animado, visto que o alimento pode causar diarreia.
Com relação à higiene, o médico-veterinário ressalta que os animais possuem a sua própria forma de se limpar e, por isso, não necessitam de grande frequência de banhos pois costumam se limpar com a língua, o que não significa dizer que eles são sujos.
Outro ponto importante na higiene, alertado pelo especialista, é que a caixa de areia seja mantida limpa para o felino fazer as suas necessidades.
Castrar evita doenças e ajuda no controle da natalidade pet?
VERDADE. Segundo o veterinário, essa iniciativa pode trazer inúmeras vantagens à vida de um animal. Além de trazer mudanças no comportamento do gato, como deixá-lo mais tranquilo, a castração diminui a possibilidade do felino desenvolver doenças, como o câncer.
O especialista frisa ainda, que a atitude de castrar o felino combate a procriação inesperada e, com isso, ameniza o abandono.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar