Sabia que você pode ter alergia ao dinheiro e ainda nem se deu conta? Mas, calma, que a alergia aqui não se refere ao dinheiro em espécie ou contato físico, mas sim, o que ele representa para as pessoas.
Muitas pessoas conseguem reter o dinheiro, e ele simplesmente passa pelas mãos delas. Daí, é como se tivessem uma espécie de alergia mesmo.
Projeto "Bora Belém" é aprovado por unanimidade por vereadores
Segundo Reinaldo Domingos, autor do livro 'Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?' (Editora DSOP), é "algo que faz com que as pessoas tentem se livrar do agente alérgeno o quanto antes".
A constatação, segundo o autor, veio de muitos de seus atendimentos como terapeuta financeiro, no qual atendeu muitas pessoas recomendadas por psicólogos, que, entre seus problemas e traumas, apresentavam ausência de domínio do dinheiro.
"Fica evidenciado que o dinheiro para boa parte das pessoas é tratado como fim e não como meio. Isso se agrava ainda mais quando migramos do papel moeda para o digital, ou seja, não o enxergamos, tampouco dominamos o caminho que ele percorre. Ao nos depararmos com a necessidade de tê-lo, nos frustramos e até praticamos a autossabotagem, e possivelmente nos questionamos se ganhamos pouco ou se somos pouco valorizados ou mesmo tentamos descobrir onde todo o valor foi gasto", detalha o autor do livro.
Butantan formaliza pedido à Anvisa para uso emergencial da Coronavac
No entanto, na obra, Reinaldo Domingos avalia que gastar o dinheiro não é um problema, desde que haja equilíbrio entre as necessidades e os sonhos.
Pensando dessa forma, o antídoto para que esse problema da alergia seja resolvido é buscar pelo caminho que o dinheiro está percorrendo e o destino que a pessoa está dando para ele.
Uma vez descoberto, o problema da alergia, de acordo com Domingos será resolvido. "Não devemos amar nem adorar o dinheiro, e sim respeitá-lo, porque ele é o meio que nos leva a realizar nossos sonhos e propósitos", finaliza.
Sobre o livro
O livro Por que enfrentamos crises e não estamos preparados? (Editora DSOP) é uma importante reflexão sobre os motivos dos impactos tão pesados das crises na vida dos brasileiros e o que estes precisam aprender para enfrentar esses momentos de forma estruturada.
O conteúdo foi escrito por Reinaldo Domingos durante o confinamento ocasionado pela pandemia do COVID-19, na qual observou as características das pessoas e famílias que levam ao momento calamitoso financeiramente que o país passa em relação ao dinheiro.
Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e diversas outras obras.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar