Eu nunca vi Icoaraci tão abandonada como estamos vendo agora”. É o que diz um dos moradores sobre a situação do trânsito no distrito. No geral, em Icoaraci, ruas são mal sinalizadas e o trânsito do distrito não segue qualquer norma.
Na manhã de segunda-feira (25), um acidente de trânsito foi registrado na travessa Berredos, esquina com a Quinze de Agosto. Segundo trabalhadores da área, envolveu um casal de idosos e um caminhão. Os dois trafegavam em uma bicicleta. Quando o sinal abriu o condutor tentou passar reto, mas foi atingido pelo veículo de grande porte. A senhora morreu na hora, enquanto o senhor ficou ferido. As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.
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O problema no trânsito inicia ainda na avenida Augusto Montenegro, onde motociclistas costumam transitar pela via expressa do BRT, o que é proibido. Nas ruas do distrito o problema é ainda mais complicado. Formado por vias estreitas de mão dupla, os condutores costumam estacionar os veículos, no centro da região, à beira da calçada, estreitando ainda mais a passagem dos demais veículos, que precisam pegar a mão oposta para desviar.
Por lá, motociclistas andam sem capacetes e com vestimenta imprópria, como sandálias. Na única ciclofaixa do distrito, na avenida Dr. Lopo de Castro, motoqueiros também trafegam livremente, dividindo espaço com os ciclistas. Fora esse trecho, os ciclistas são deixados à sorte para trafegarem entre veículos motorizados mais pesados. Devido a falta de estrutura das calçadas, também é comum que os pedestres optem por andar por parte da rua.
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PERIGO
Na rua Oito de Maio, próximo ao Hospital Regional Abelardo Santos, condutores não respeitam sequer o semáforo. Quando o sinal fecha, os motoristas costumam ultrapassar como se a sinalização não existisse. Além disso, também é comum fazerem a conversão irregular. Ao invés de atravessarem o sinal e pegarem o retorno mais a frente, os motoristas dobram logo abaixo do semáforo para a via oposta.
Segundo o morador Francisco Oliveira, 61 anos, infrações ocorrem a qualquer hora do dia. Próximo ao cruzamento entre a rua Oito de Maio com a Augusto Montenegro, ele afirma que a fiscalização pela Semob já não é feita há anos. “Eu nunca vi Icoaraci tão abandonada como estamos vendo agora. A gente não sabe nem se tem algum agente de trânsito porque o trânsito está um caos. As placas de proibição estão aí nos postes, mas ninguém obedece”, afirma o autônomo.
O medo de atravessar a rua é constante, já que o desacato às leis de trânsito coloca os pedestres em uma situação delicada. “Eu já escapei de ser atropelado. Quando eu estava atravessando o sinal fechado, na faixa de pedestres, que já nem existe, passou um motoqueiro bem do meu lado. Sem falar que aqui eles só andam sem capacete, com três a quatro passageiros na garupa, inclusive criança”, relata Francisco.
Para a ciclista Isabel Santos, 63 anos, pedalar em Icoaraci é muito perigoso. Isso porque os condutores de todos os tipos de veículos, seja de passeio ou de carga pesada, não respeitam sinalização e atravessam constantemente o sinal fechado. Por isso, ela costuma ter cuidado redobrado ao trafegar pelas ruas do distrito, na bicicleta ou a pé, para não sofrer nenhum acidente.
“Para quem anda de bicicleta é muito complicado. Eu sempre tento andar com cuidado, mas o pessoal passa no sinal fechado, não tá nem aí. Eu tenho medo de sofrer algum acidente porque é muito perigoso, mesmo andando. Para atravessar na rua é preciso ter atenção redobrada”, relatou a dona de casa.
Resposta
Por meio de nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que mantém fiscalização por rondas em viaturas e em pontos fixos da cidade, incluindo o distrito de Icoaraci, e conta com a fiscalização eletrônica por meio de radares e câmeras de videomonitoramento, além das blitze realizadas diariamente para coibir imprudências e infrações. Mediante flagrante, os agentes aplicam autuações, em conformidade com Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Desde junho, a Semob diz que intensificou a fiscalização na orla de Icoaraci, com rondas em viaturas, com o apoio do guincho e da Guarda Municipal de Belém (GMB), para coibir o estacionamento irregular, principalmente nas ciclofaixas. Mediante flagrante de infração de trânsito, os agentes de trânsito aplicam a devida autuação.
A Semob informa ainda que atua em ações em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, para coibir a prática de infrações de trânsito, como ocorre na Operação Duas Rodas, de fiscalização de motocicletas, realizada em conjunto com a Polícia Militar (PM).
A autarquia reforça que a avenida Augusto Montenegro conta com fiscalização de radar e de câmeras de videomonitoramento, além das rondas dos agentes e das blitze realizadas.
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