O Google passou a oferecer no Brasil um novo método de recuperação de contas baseado em vídeo selfie. A novidade promete reforçar a segurança e a privacidade dos usuários, permitindo confirmar a identidade mesmo sem acesso ao celular ou à senha, reduzindo riscos de fraudes e golpes digitais.
O lançou da nova ferramenta do Google ocorreu nesta segunda-feira (09), no Brasil, um método inédito de recuperação de contas chamado vídeo selfie. A ferramenta permite que o usuário grave um curto vídeo para comprovar sua identidade e recuperar o acesso à conta, mesmo em situações de perda, roubo do aparelho ou esquecimento da senha. O recurso se soma a outras alternativas já existentes, como chaves de acesso e contatos de recuperação, ampliando as camadas de proteção oferecidas pela empresa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- É possível recuperar mensagens apagadas do WhatsApp; veja como
- WhatsApp, Instagram e Facebook cobrarão mensalidade de usuários
A proposta do vídeo selfie é simples e prática: durante o processo de recuperação, o usuário grava um vídeo realizando movimentos básicos, como virar a cabeça ou manter o rosto centralizado. Esse registro é comparado com a referência cadastrada previamente, garantindo que se trata de uma pessoa real. Segundo o Google, a tecnologia foi desenvolvida para barrar tentativas de fraude com fotos estáticas ou deepfakes, funcionando como uma “rede de segurança proativa”.
“Este recurso oferece uma maneira única e conveniente de verificar que é realmente você, sem precisar carregar um dispositivo específico. Ao introduzir o vídeo selfie, estamos dando aos usuários no Brasil um plano seguro e fácil de usar que funciona mesmo se eles não tiverem o telefone ou não lembrarem a senha”, afirma Alex Freire, diretor sênior de Engenharia e líder do centro de engenharia de São Paulo do Google Brasil.
Para utilizar o vídeo selfie, é necessário fazer o cadastro antecipadamente, na área de Segurança e login das configurações da Conta do Google. O processo leva menos de um minuto e pode ser gerenciado ou excluído a qualquer momento. Na recuperação, basta escolher essa opção e seguir as instruções exibidas na tela.
A novidade começou a ser liberada de forma gradual no país e está disponível apenas para contas pessoais do Google. O recurso não é compatível com contas infantis supervisionadas, Google Workspace ou usuários do Programa de Proteção Avançada. O Google reforça que a funcionalidade só é ativada com o consentimento do usuário e segue protocolos rigorosos de segurança.
Quer mais notícias sobre Tecnologia?Acesse nosso canal no WhatsApp
Além do vídeo selfie, a empresa mantém outras opções de recuperação, como as chaves de acesso, que substituem senhas por biometria ou PIN, e os contatos de recuperação, que permitem contar com a ajuda de pessoas de confiança para reaver o acesso à conta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar