plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INIMIGOS DA TELA

Veja cinco itens de limpeza que você nunca deve usar no celular

Alguns produtos não são indicados para usar nos smartphones e podem até mesmo danificá-los. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja cinco itens de limpeza que você nunca deve usar no celular camera O uso de produtos químicos inadequados pode provocar danos irreversíveis, como manchas permanentes e perda da sensibilidade do display, comprometendo a experiência diária. | (Foto: Reprodução/Freepik)

Apesar de muitas pessoas negligenciarem a limpeza adequada da tela do celular, esse cuidado é essencial para preservar o componente em bom estado, com segurança e pleno funcionamento. O uso de produtos químicos inadequados pode provocar danos irreversíveis, como manchas permanentes e perda da sensibilidade do display, comprometendo a experiência diária. Em casos mais graves, esses prejuízos podem gerar custos elevados de reparo, que variam de acordo com a fabricante e o modelo do smartphone.

Produtos comuns nas despensas da maioria das casas, como álcool 70% e detergente, estão entre os menos indicados para esse tipo de cuidado. Isso porque eles podem comprometer o revestimento oleofóbico — uma camada protetora invisível do display responsável por repelir óleo e gordura dos dedos. Da mesma forma, materiais como papel higiênico e papel-toalha também devem ser evitados. A seguir, o TechTudo apresenta cinco itens frequentemente utilizados na limpeza do celular, mas que, na prática, podem causar danos significativos ao painel.

Confira cinco produtos que você deve evitar usar no celular

Álcool 70% líquido ou em gel

Especialmente durante a pandemia de Covid-19, o álcool 70% — tanto na forma líquida quanto em gel — tornou-se um item indispensável na rotina dos brasileiros, inclusive em embalagens de bolso que facilitam o transporte em bolsas e mochilas. Com esse acesso ampliado, muitas pessoas passaram a utilizá-lo na limpeza da tela do celular, já que, à primeira vista, o produto parece seguro e apropriado para esse tipo de cuidado.

No entanto, o álcool 70% pode desgastar ou até eliminar a camada protetora do display, responsável por repelir oleosidade e marcas de dedos, tornando a tela mais suscetível a manchas permanentes. Além disso, quando aplicado diretamente, o líquido pode escorrer para aberturas como as dos alto-falantes e provocar oxidação ou falhas internas. O mais recomendado é o uso de álcool isopropílico aplicado em lenços específicos para limpeza, nunca diretamente sobre a tela.

Limpa-vidros

Usar limpa-vidros para higienizar a tela do celular pode até parecer uma opção lógica, já que o display também é feito de vidro, mas a prática não é recomendada. A maioria desses produtos contém amônia, uma substância agressiva capaz de corroer a camada protetora do display.

Diferentemente do vidro comum, o material empregado nas telas de smartphones é mais sensível e pode reagir de forma negativa ao contato com esses compostos, resultando em manchas, opacidade permanente e até perda de sensibilidade ao toque.

Papel higiênico ou papel toalha

Papel higiênico e papel-toalha também podem parecer alternativas inofensivas para a limpeza da tela do celular, mas são capazes de causar danos ao display. Mesmo nas versões de folhas triplas ou quádruplas, esses papéis são feitos à base de celulose, um material que pode riscar o vidro e ainda deixar fiapos e resíduos sobre a superfície.

O atrito frequente com esses materiais também pode desgastar a camada protetora responsável por repelir oleosidade e marcas de dedo. O mais recomendado é utilizar um pano de microfibra macio e, se necessário, umedecê-lo levemente com água ou com uma solução própria para eletrônicos.

Ar comprimido

Embora o ar comprimido possa ser utilizado na limpeza de celulares, é fundamental destacar que ele deve ser aplicado apenas com produtos específicos para eletrônicos e sempre com cuidado. Quando usado com pressão excessiva, o jato pode ser forte demais e acabar empurrando a poeira para o interior do aparelho, em vez de removê-la.

Além disso, o manuseio incorreto — como segurar a lata de forma inadequada — pode provocar a liberação de gás líquido no lugar do ar, o que representa um risco considerável para os componentes internos, especialmente em aparelhos que não possuem resistência a líquidos.

Detergente

Com o fácil acesso ao detergente e a popularização de celulares “à prova d’água”, algumas pessoas acabam combinando esses fatores e lavando o aparelho diretamente. Embora, nessas situações, a água isoladamente não represente um grande problema, o detergente não é apropriado para esse tipo de limpeza.

O produto pode danificar o revestimento oleofóbico — camada responsável por reduzir marcas de dedo — e, quando diluído, aumenta o risco de infiltração no interior do smartphone, provocando oxidação ou falhas internas. Vale reforçar que os smartphones são projetados para resistir à água pura, e não à água misturada com sabão ou outras substâncias químicas.

Como limpar corretamente?

Para limpar corretamente a tela do celular, comece utilizando um pano de microfibra com movimentos suaves e circulares, a fim de remover poeira e sujeira leve, evitando esfregar com força, já que pequenas partículas podem riscar a superfície. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de álcool isopropílico no pano — nunca diretamente no aparelho — e passe-o delicadamente sobre a tela para remover marcas de gordura e resíduos mais difíceis. Se houver acúmulo de sujeira entre a tela e as bordas, use uma escova de cerdas macias com cuidado para alcançar essas áreas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

    Últimas Notícias