A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento dos sintomas da menopausa. Comercializado no Brasil com o nome Veoza, o remédio tem como princípio ativo o fezolinetanto e se destaca por não utilizar hormônios em sua composição.
Conteúdo Relacionado:
- Verão exige atenção redobrada: dermatologista alerta e dá dicas de proteção
- Saúde: 3 mudanças de hábito que ajudam a proteger o coração
A novidade amplia as opções terapêuticas para mulheres que sofrem com os chamados sintomas vasomotores, como ondas de calor e suores noturnos, considerados alguns dos efeitos mais comuns e incômodos da menopausa.
Alternativa para quem não pode fazer reposição hormonal
Produzido pela Astellas Farma, o medicamento atua diretamente em mecanismos cerebrais ligados à regulação da temperatura corporal, oferecendo uma alternativa para pacientes que não podem ou não desejam realizar terapia hormonal.
Segundo a fabricante, a aprovação do tratamento foi baseada em três estudos clínicos de fase 3 realizados na Europa, Estados Unidos e Canadá, envolvendo mais de 3 mil participantes.
Como surgem as ondas de calor
De acordo com informações divulgadas pelo laboratório, antes da menopausa existe um equilíbrio entre os níveis de estrogênio e uma substância cerebral chamada neurocinina B (NKB), responsável por influenciar o controle da temperatura corporal.
Com a redução natural dos hormônios produzidos pelos ovários, esse equilíbrio é alterado, provocando episódios de calor intenso, suor excessivo e desconforto, especialmente durante a noite.
Impacto na qualidade de vida
Os sintomas vasomotores estão entre as principais queixas das mulheres durante a menopausa e podem afetar significativamente o sono, o bem-estar emocional, a produtividade e a rotina diária.
Dados apresentados pela fabricante apontam que quase 70% das brasileiras que enfrentam esses sintomas classificam as ondas de calor e os suores noturnos como intensos, evidenciando o impacto da condição na qualidade de vida.
O que é a menopausa?
A menopausa marca o fim dos ciclos menstruais e ocorre de forma natural quando os ovários reduzem a produção de hormônios femininos. Essa transição costuma acontecer entre os 45 e 55 anos de idade, podendo provocar uma série de alterações físicas e emocionais.
Entre os sintomas mais frequentes estão ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, dificuldade para dormir e mudanças no metabolismo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar