Com as comemorações de Natal e Reveillón, é comum muita gente passar do limite na hora de beber e com isso, o organismo sente os efeitos com vários sintomas que podem perdurar até mesmo por dias.
O excesso pode aparecer em forma de dor de cabeça persistente, enjoo, sede intensa e mal estar. Segundo o médico Armindo Matheus, o mês de dezembro é propício para esse quadro e reúne até mesmo outras situações, como noites mal dormidas, alimentação desregulada e consumo de álcool.
“As pessoas dormem menos, comem rápido, bebem em ambientes quentes e se esquecem da água. Esse conjunto faz o álcool agir de forma mais intensa e causa a famosa ressaca”, explica.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Como evitar a ressaca?
O especialista recomenda alguns cuidados básicos e simples antes de beber. Um deles é manter a hidratação, além de alimentar-se de forma adequada.
O médico destaca ainda que se evite o consumo de álcool em jejum e também a mistura de bebidas. “O corpo precisa de equilíbrio. Quando hidratação e alimentação acompanham a bebida alcoólica, o impacto diminui muito”, destaca.
O que fazer quando exagerar?
Caso o exagero tenha ocorrido, a orientação é focar na recuperação do organismo. Beber bastante água ao longo dia, água de coco, além de consumir frutas e soro de hidratação podem ajudar a melhorar o quadro.
Optar por refeições mais leves, descansar e evitar excesso de café ajudam a aliviar alguns sintomas. Um banho morno também ajuda e contribui para o bem-estar.“A ressaca é o jeito que o corpo encontra para avisar que passou do limite. O foco deve ser hidratar, repor energia e descansar”, afirma o médico.
O alerta também se estende a crianças e idosos, que são mais suscetíveis à desidratação em períodos de calor. “Eles se desidratam com mais facilidade e precisam de hidratação, descanso e alimentação adequada, inclusive durante as festas”, reforça o especialista.
Por fim, ele recomenda buscar atendimento médico diante de sintomas mais graves, como vômitos persistentes, tontura intensa ou mal-estar prolongado. “A ressaca passa, mas a saúde deve estar sempre em primeiro lugar”, conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar