
Crianças e adolescentes com até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação até o dia 31 de outubro, durante a campanha nacional de vacinação 2025. Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas unidades de saúde de todo o Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses aos estados e municípios, além do repasse de R$ 150 milhões para apoiar as ações locais de imunização.
Durante o lançamento da campanha, o ministro Alexandre Padilha reforçou a importância da vacinação e lembrou que as vacinas disponíveis no país são seguras e eficazes no controle de doenças preveníveis.
Conteúdo relacionado:
- Sedentarismo e má postura no home office causam dores e fadiga
- Evento gratuito promove acolhimento a mulheres com câncer de mama
Vacinas disponíveis
A campanha oferece doses de vacinas como:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C e ACWY
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
Aplicativo facilita acompanhamento vacinal
Para incentivar a atualização das carteiras, o Ministério da Saúde vai enviar notificações pelo aplicativo Meu SUS Digital, com alcance estimado em 40 milhões de pessoas. O app, gratuito e disponível para web, iOS e Android, permite consultar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e verificar a situação vacinal em tempo real.
Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp
Recuperação da cobertura vacinal
O ministério informou que a cobertura vacinal tem mostrado avanço. Entre 2022 e 2024, a imunização contra a poliomielite em crianças menores de dois anos cresceu 17%, e a da tríplice viral teve aumento de 40%.
Com o aumento de casos de sarampo em países da América do Norte, o Brasil também reforçou a vacinação contra a doença, ampliando a oferta de doses para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Dia D de vacinação
O Dia D da campanha será em 18 de outubro, quando as unidades básicas de saúde terão horário especial de atendimento para ampliar o acesso à vacinação.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a data será estratégica para atingir regiões com maior concentração de crianças e garantir a ampliação da cobertura vacinal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar