plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SÃO PAULO

Entidades alertam para perda de visão após bebidas intoxicadas

Abrabe e ABNO emitiram notas após mortes e casos de intoxicação registrados no estado de São Paulo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Entidades alertam para perda de visão após bebidas intoxicadas camera Casos de intoxicação causados pela Ingestão de metanol em bebidas adulteradas no estado de São Paulo causam preocupação nas autoridades | Divulgação

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) divulgaram notas sobre os casos de intoxicação causados pela ingestão de metanol em bebidas adulteradas no estado de São Paulo. O episódio já resultou em nove ocorrências confirmadas, incluindo duas mortes nos últimos 25 dias.

Segundo a Abrabe, a entidade atua no combate ao mercado ilegal de bebidas e acompanha operações de fiscalização em todo o país. Apenas em 2025, foram apreendidos mais de 160 mil produtos falsificados, além de insumos e equipamentos utilizados na produção irregular. A associação afirmou que continuará colaborando com os governos federal e estadual na proteção da população.

Conteúdo relacionado:

A ABNO, por sua vez, destacou os riscos do consumo de metanol, substância que pode provocar neuropatia óptica, levando à perda irreversível da visão. Os sintomas de intoxicação costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão e incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e visão turva repentina.

Quer mais notícias de saúde? acesse o nosso canal no WhatsApp

De acordo com a associação, o diagnóstico deve ser realizado por meio de histórico clínico, exames de sangue e exames de imagem. O tratamento indicado envolve o uso imediato de antídotos, como etanol venoso, bicarbonato para correção da acidez no sangue, vitaminas (ácido fólico/folínico) e, nos casos graves, hemodiálise para remoção do metanol do organismo.

A gravidade da situação levou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) a emitirem nota técnica com recomendações urgentes a estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em São Paulo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias