
A erosão dentária, antes associada somente ao envelhecimento, tem se tornado cada vez mais comum entre jovens adultos. O desgaste precoce do esmalte dental, camada que protege os dentes, é resultado direto da exposição frequente a alimentos e bebidas ácidas, aliada a práticas inadequadas de higiene bucal.
Marcelo Kyrillos, especialista em saúde dental e sócio-fundador do Ateliê Oral, conta que a preservação da saúde dos dentes depende de cuidados diários e alerta sobre os efeitos de uma dieta ácida.
"Alimentos e bebidas ácidas, como frutas cítricas e sucos naturais ou industrializados, assim como refrigerantes e energéticos, têm um alto índice de acidez e contribuem significativamente para a erosão dental”, disse.
Conteúdos relacionados:
- Exames de sangue: por que fazer mesmo quando tudo parece bem?
- Nutricionista alerta sobre riscos de consumir alimentos crus
- Conheça o hábito simples que melhora a saúde do seu cérebro
De acordo com o especialista, frutas cítricas, sucos naturais ou industrializados, refrigerantes e energéticos estão entre os principais responsáveis pelo aumento dos casos. O consumo rotineiro desses produtos reduz o pH da boca, deixando o esmalte mais vulnerável à ação abrasiva da escovação.
Além disso, segundo o especialista, entre os hábitos que mais comprometem a saúde bucal está a escovação imediata após o consumo de substâncias ácidas.
“Nesse momento, as enzimas presentes na saliva e na flora bacteriana ficam em níveis mais elevados, tornando a escovação imediata mais agressiva para os dentes, visto a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda amolecida do dente. Dessa forma, escovar os dentes logo após o consumo pode agravar o quadro”, explica Kyrillos.
Contudo, de acordo com Kyrillos, a prevenção do esmalte dos dentes passa por mudanças simples na rotina e pela informação correta sobre os impactos desses hábitos no longo prazo.
Quer mais notícias de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Confira cinco medidas para prevenir a erosão dentária e preservar o esmalte dos dentes:
- Evitar escovar os dentes logo após refeições ácidas: aguarde pelo menos 30 minutos para permitir que o pH da boca se reequilibre;
- Não consumir bebidas ácidas antes de dormir: à noite, a produção de saliva diminui, reduzindo a proteção natural dos dentes;
- Escolher pastas dentais específicas: produtos com fluoreto de amina fortalecem o esmalte; para quem tem sensibilidade, o uso de pastas com tecnologia CalSeal é indicado;
- Bochechar com água após refeições ácidas: esse hábito ajuda a neutralizar o pH bucal e favorece a ação tamponante da saliva;
- Manter hidratação constante e consultar o dentista regularmente: beber água ao longo do dia estimula a produção de saliva e visitas frequentes ao dentista permitem o diagnóstico precoce da erosão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar