
Beber pode ser sinônimo de celebração e comemoração, mas há que se ter cuidado com certos tipos de bebida e principalmente, não exagerar no consumo, já que certos ingredientes podem conter compostos que em excesso fazem mal ao coração.
O cardiologista Evan Levine, que tem ganhado destaque no TikTok com orientações sobre saúde do coração, listou as bebidas que mais prejudicam o sistema cardiovascular.
Confira as quatro bebidas que podem afetar o coração:
Frappuccino gelado
No topo da lista está o frappuccino gelado, uma bebida que o próprio Levine já consumiu com frequência. Ele conta que, após ingerir o produto, sentia picos e quedas bruscas de energia em poucas horas.
Isso se deve à combinação de 100 mg de cafeína com 51 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de 13 colheres de chá.
Essa mistura costuma causar taquicardia e sobrecarga ao coração, e podendo ser preocupante, sobretudo para quem já tem histórico de problemas cardíacos.

Bebidas alcoólicas
Apesar de o costume ocasional não causar grandes danos em pessoas saudáveis, o hábito frequente pode elevar a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos e aumentar o risco de arritmias, como a fibrilação atrial.
Em casos mais graves, o álcool pode levar à chamada cardiomiopatia alcoólica.
Levine ainda desmente a fama do vinho tinto como aliado do coração e destaca que muitos estudos que o apontam como benéfico são financiados pela própria indústria do álcool.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Refrigerantes
Uma única lata pode conter até 10 colheres de chá de açúcar, normalmente em forma de xarope de milho.
Esse excesso contribui para o aumento dos triglicerídeos, ganho de peso e elevação do nível de glicose no sangue, todos fatores que elevam o risco de doenças cardíacas e diabetes.
“É como beber xarope de milho puro”, disse o médico.
Bebidas energéticas
Além de concentrarem até 1,5 vez mais cafeína do que uma xícara de café, elas podem conter até 15 colheres de chá de açúcar.
A combinação afeta diretamente o coração, provocando picos de pressão arterial e possíveis alterações no ritmo cardíaco — o que, segundo Levine, é uma receita para problemas sérios.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar