Nenhum alimento sozinho pode promover a perda de peso; é necessário consumir menos calorias do que se gasta. No entanto, a maçã se destaca como uma grande aliada no emagrecimento devido ao seu alto teor de fibras, que promove saciedade e reduz o apetite, especialmente quando consumida em refeições noturnas.
Com poucas calorias e baixo índice glicêmico, a maçã evita picos de açúcar no sangue, favorecendo um sono tranquilo. Um estudo de 2014 na revista Food Chemistry mostrou que compostos de maçãs beneficiam as boas bactérias intestinais em camundongos obesos, sugerindo que a fruta pode ajudar a prevenir obesidade em humanos.
Leita também:
- As melhores soluções para melhorar sua saúde visual
- Musculação e exercícios físicos: os benefícios para crianças
- Tomar banho após o café quente é perigoso? Mito ou verdade?
Além disso, as fibras da maçã formam um gel que protege a mucosa gástrica, neutralizando o ácido estomacal e melhorando os sintomas de refluxo gástrico. A fruta também é benéfica para o cérebro: a quercetina, um antioxidante presente na maçã, reduz a morte celular causada por oxidação e inflamação dos neurônios. A maçã é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, que protegem o sistema nervoso e, quando combinados com uma boa noite de sono, potencializam esses benefícios.
Quer mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Para aproveitar ao máximo, recomenda-se consumir uma maçã por dia in natura e com casca. Quando ingerida na forma de suco, há uma perda significativa de fibras e benefícios nutricionais.
Assim, incluir a maçã na dieta é uma estratégia simples e eficaz para quem busca emagrecer e melhorar a saúde geral.
Fontes: Andrea Pereira, nutróloga do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da Obesidade e Cirurgia Bariátrica da UNIFESP; Luísa Tonello Vargas Negri, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Regina Stikan, nutricionista do Hospital Santa Catarina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar