plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONDIÇÃO RARA

Entenda a síndrome de Patau, que afetou filho de Zé Vaqueiro

Síndrome considerada rara afetava o filho do cantor Zé Vaqueiro. O bebê de 11 meses morreu nesta terça-feira (9).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Entenda a síndrome de Patau, que afetou filho de Zé Vaqueiro camera Filho de Zé Vaqueiro, Arthur, de 11 meses, tinha a síndrome de Patau | Reprodução/Redes Sociais

Fãs do cantor Zé Vaqueiro ficaram consternados com a notícia de que o filho mais novo do artista com a empresária Ingra Moraes faleceu na madrugada desta terça-feira (9) com apenas 11 meses de idade.

O bebê nasceu com uma condição genética rara, a síndrome de Patau, que possui reflexos nos sistemas cardiovascular, nervoso e urinário. Tanto que, desde o nascimento da criança, ela passou boa parte de seus dias no hospital.

CONTÉUDO RELACIONADO:

A síndrome de Patau é provocada por uma trissomia no 13º par de cromossomos. Os cromossomos são uma estrutura onde as moléculas de DNA (código genético que é a base para as características de todos os seres vivos) estão condensadas e reunidas. Cada célula do corpo humano possui cromossomos, que "carregam" o DNA em seu interior.

No total, os seres humanos tem 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Na síndrome de Patau, o 13º par de cromossomos, por um erro na divisão celular durante a fecundação ou na formação do embrião, acaba ficando com um cromossomo a mais. Em vez de dois, para formar o par de número 13, acabam ficando três cromossomos, o que provoca uma desordem na formação do indivíduo, gerando as malformações e demais problemas congênitos.

Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Entre os principais problemas causados pela síndrome de Patau, estão malformações no coração, sistema nervoso, rins, face, olhos e aparelho auditivo, problemas respiratórios e defeitos abdominais.

Infelizmente, não há cura para a síndrome de Patau. A expectativa de vida para bebês que nascem com a trissomia cromossômica do par 13 é baixa, sendo, em geral, meses de vida até a morte.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias