Retirada de inúmeras árvores, construção de prédios e empreendimentos nas áreas costeiras e em diversas outras áreas da cidade, lixo acumulado, aumento de áreas periféricas... Belém está cada vez mais quente e deve quebrar recordes de calor nos próximos anos.
Hoje em dia, no entanto, a população já sofre os efeitos, em especial a mais pobre, afinal os problemas climáticos também possuem óbvia relação com a desigualdade social, prejudicando principalmente quem possui menos recursos.
Diante deste panorama complexo e preocupante, é fundamental se proteger e muitas vezes ações simples podem ajudar nisto. Veja 10 dicas de como aliviar um pouco a "quentura":
1. Congele a roupa de cama
Isso mesmo! Deixe os lençóis (secos, obviamente) dentro do freezer ou do congelador por alguns minutos antes de ir dormir. Coloque-os em uma bolsa plástica para isolar dos cheiros de dentro da geladeira e seja feliz.
É verdade que eles não vão manter você fresquinho a noite toda. Mas vão ajudá-lo a pegar no sono.
2. Aponte o ventilador para a janela
Tem um ventilador de teto e um portátil em casa? Então vamos usá-los juntos para um resultado melhor. Ligue seu ventilador portátil virado para a janela, assim ele irá jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá criar um ambiente mais fresco.
3. Faça a egípcia
Não estamos falando da cara de paisagem. Os egípcios também tinham que lidar com muito calor e sem as benesses do ar condicionado na civilização antiga. Eles resolviam isso umedecendo toalhas e usando-as como cobertores. Não deixe a toalha muito molhada, tanto para não prejudicar o colchão como também para evitar que você prejudique sua saúde com resfriados.
4. Roupas mais folgadas
Para não se sentir assando dentro do próprio corpo, o melhor são roupas largas e macias, como as de algodão.
- CONTEÚDO RELACIONADO
- Belém será a segunda cidade mais quente do mundo em 2050
- Calor faz aumentar procura por bebidas nas ruas de Belém
- Saiba por que faz tanto calor em Belém
5. Desconecte-se
Gadgets e outros aparelhos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando o máximo de aparelhos possível da tomada, você irá diminuir a quantidade de calor liberada e ainda economizar energia.
6. Recorra à mania de vó
Certeza que sua avó já molhou seus pulsos e sua testa para aliviar o calor (ou uma febre). E não é que funciona? Para dar uma arrefecida nos motores, coloque compressas de gelo nos pulsos, no pescoço, na parte interna dos cotovelos, nas virilhas, nos tornozelos e atrás dos joelhos.
7. "Invente" um ar condicionado
Faça gelos bem grandes (dentro de uma panela, por exemplo) e coloque o blocão na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está em volta do gelo.
8. Durma na rede
Por ser suspensa, a rede facilita a passagem de ar. Se tu gostas, aproveita!
9. Durma no chão
Ainda na hora de dormir, lembre que o ar frio desce e o ar quente sobe? Dormindo no chão, você tanto ajuda sua coluna, como também pode sentir um frescor maior. Coloque seu colchão o mais próximo ao chão para aproveitar o ar mais frio.
10. Tome banho frio
Óbvio, né?! Essa corrente de água fria abaixa a temperatura corporal e retira o suor de cima da pele (melhorando o cheirinho também, né, amigos?).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar