Entre todos os problemas e sequelas deixadas pela pandemia de covid-19, podem ser mencionados os números de ansiedade e síndrome do pânico, que se agravaram no Brasil. Com isso, o tema passou a ser mais frequente nas conversas dos brasileiros.
Na última sexta-feira (09), o influenciador digital Felipe Neto, 34, falou abertamente sobre o assunto, após deixar o Rock in Rio. Ele teria deixado o festival após uma crise de pânico. "Aguentei três horas. E, enquanto aguentei, foi muito especial. Aí bate e já era. É casa imediatamente", disse.
+ Vice-campeão de reality do SBT morre após crise de ansiedade
Ele foi embora antes do show do Green Day, última atração da noite e a que ele mais queria assistir. "Um dia espero conseguir lidar com a fama e ter bateria social para entrevistas, fotos e small talk sem atacar minha ansiedade. Infelizmente não consigo. Nasci pra ficar recluso", afirmou.
Veja dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da crise de ansiedade
1. Respire fundo e feche os olhos
Durante a crise de pânico é comum respirar rapidamente (a chamada hiperventilação), porém, isso pode piorar os sintomas, já que reduz a taxa de gás carbônico no sangue. O certo é concentrar-se em inspirar e expirar profundamente pela boca, da seguinte forma:
* Puxe o ar lentamente contando até quatro;
* Segura a respiração por um segundo;
* Solte o ar novamente, contando de novo até quatro.
2. Foque nas sensações físicas familiares
Como os ataques de pânico podem causar a sensação de distanciamento ou separação da realidade, é interessante concentrar-se em estímulos físicos com as quais está familiarizado, como sentir a textura de um objeto em suas mãos (pode ser a roupa que esteja usando no momento, por exemplo).
3. Concentre a sua atenção em um objeto
Durante a crise de pânico, tudo perde o sentindo e o medo fica intenso. Por isso, a habilidade de focar em um objeto que esteja mais próximo ajuda a retirar a atenção sobre os sintomas corporais, o que faz acalmar até que todas as sensações desapareçam.
Então, procure por um objeto próximo e descreva para si a cor, a forma e o tamanho dele.
4. Mindfulness: o aqui e agora
A técnica de meditação, cuja tradução significa "atenção plena", busca manter a mente no momento presente, sem preocupação com o passado e o futuro, que muito contribui para a ansiedade e o pânico. Uma prática do mindfulness que pode ser bastante utilizada é a chamada aqui e agora.
Na hora da crise do pânico, para conseguir se acalmar, você deve pensar em:
* Cinco coisas que possa ver;
* Quatro coisas que possa tocar;
* Três coisas que possa ouvir;
* Duas coisas que possa cheirar;
* Uma que possa experimentar o sabor.
Isso fará com que você tire totalmente o foco das sensações ruins e mantenha atenção nesses elementos que está imaginando.
5. Imagine um local que lhe traga felicidade
Durante o ataque de pânico, a pessoa tem um sentimento de angústia e hostilidade em relação ao ambiente em que está, por isso, pode-se usar a estratégia de imaginar um lugar familiar e acolhedor, que leve à sensação de tranquilidade. Isso faz com que as regiões do sistema límbico do cérebro liberem substâncias prazerosas para combater as sensações ruins.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar