Quando se fala em benefícios proporcionados pela atividade física, logo pensamos em benefícios estéticos, como a perda de peso ou o ganho de massa muscular. No entanto, a prática de atividades físicas também pode ser benéfica para a nossa saúde visual.
Estudos já comprovam que os exercícios físicos podem reduzir as chances de se ter doenças como glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e miopia.
Segundo o médico oftalmologista Thiago Barbosa, o glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, sendo que um dos fatores de risco para o glaucoma é a pressão ocular aumentada, que afeta as fibras nervosas do nervo óptico, ocasionando a perda do campo de visão com o avanço da doença.
Botox é alternativa para combater casos de enxaqueca crônica
“O que podemos observar atualmente nos estudos científicos é que, no caso do glaucoma, o exercício físico mantém estáveis ou até mesmo reduz os níveis de pressão ocular. Então, atividades aeróbicas, como caminhar ou pedalar, ajudam a regular a pressão ocular e manter saudável a vascularização dos olhos. Dessa forma, quem pratica exercício físico regularmente tem um menor risco de desenvolver a doença”, afirma o especialista.
A miopia também é uma doença ocular que pode ser prevenida pela prática de exercícios ao ar livre, como corridas e caminhadas para crianças. Diversos estudos comprovaram que atividades sob a luz do sol em ambientes externos são fatores protetores para a progressão da miopia durante o desenvolvimento. Isso ocorre pelo fato de que os olhos são condicionados a usar o foco para longe, sendo essa uma característica pouco explorada por pessoas sedentárias, que tendem a exercitar somente a visão próxima.
Saúde bucal: pequenos hábitos podem evitar graves doenças
Além disso, outra doença que os exercícios físicos podem ser aliados para a prevenção é a retinopatia diabética, que atinge a retina de pacientes diabéticos. A doença ocasiona a diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo, podendo levar ao descolamento da retina e então à cegueira irreversível. De acordo com o Dr. Thiago, a prática de atividades físicas é eficaz para prevenir complicações da diabetes, como é o caso da retinopatia diabética.
“Outra doença que os exercícios físicos podem reduzir as chances de surgimento é a degeneração macular relacionada à idade, também conhecida como DMRI, que ocorre em uma parte da retina chamada mácula, e pode levar à perda progressiva da visão central. Nesse caso, para quem pratica exercícios físicos, existe um risco menor de desenvolver essa doença. Dessa forma, a prática de exercícios físicos é fundamental para manter também a saúde de nossa visão”, finaliza o oftalmologista.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar