plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÂNCER DE COLON

Conheça a doença que matou o astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman

O ator e diretor Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra nos cinemas, morreu nesta sexta-feira (28), aos 43 anos, devido a um câncer de cólon. Ele lutava contra a doença havia quatro anos. O câncer de intestino ou colorretal abrange os tumores q

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conheça a doença que matou o astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman camera A condição está fortemente ligada a hábitos alimentares, por isso é um câncer que pode ser prevenido. | Reprodução

O ator e diretor Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra nos cinemas, morreu nesta sexta-feira (28), aos 43 anos, devido a um câncer de cólon. Ele lutava contra a doença havia quatro anos. O câncer de intestino ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino e no começo do ânus) e ânus.

Em todo mundo, esse é o terceiro tipo de câncer mais comum, e representa 10 % de todos os novos casos da doença em geral. Uma das particularidades desse tumor é que ele é mais frequente em regiões mais desenvolvidas, como a América do Norte, Europa e Oceania. Mesmo no Brasil, as maiores taxas de incidência estão no Sul e no Sudeste.

A condição está fortemente ligada a hábitos alimentares, por isso é um câncer que pode ser prevenido. O próprio exame de colonoscopia, indicado para diagnóstico e rastreamento, também possui um caráter preventivo -quando pólipos são encontrados, eles podem ser removidos antes de evoluir para um tumor maligno. Além disso, a doença costuma evoluir lentamente, o que favorece o tratamento do câncer.

SINTOMAS

Na maioria dos casos, o câncer colorretal é assintomático no início. À medida que progride, podem surgir manifestações como:

- Presença de sangue ou muco nas fezes

- Fezes escuras ou em forma de fita

- Anemia

- Cólicas abdominais

- Dores ou sangramento ao evacuar

- Mudança no hábito intestinal (a pessoa começa a ter diarreia ou prisão de ventre que não passam e não têm causa aparente)

- Sensação que o intestino não esvaziou após evacuar

- Sensação de empachamento

- Perda de peso inexplicável

- Cansaço e fadiga constantes

Vale lembrar que esses sintomas também podem estar ligados a outras condições.

ONDE A DOENÇA SE MANIFESTA?

A extensa maioria dos cânceres de intestino são adenocarcinomas, ou seja, têm início na mucosa que reveste o interior do intestino. A maior parte dos tumores começa com pequenas lesões benignas chamadas de pólipos, espécies de verrugas que aparecem na mucosa. O cólon e o reto são as partes que compõem o intestino grosso.

LEIA TAMBÉM:

A maior parte dos nutrientes é absorvida antes de chegar nele, no intestino delgado, região em que o surgimento de um câncer é mais raro. "No intestino grosso o conteúdo passa mais devagar, por isso o risco é maior", justifica Samuel Aguiar Junior, médico especialista em cirurgia oncológica do A. C. Camargo Cancer Center.

Outros tipos de câncer no intestino: tumores carcinoides (que começam nas células do intestino que produzem hormônios), tumores estromais gastrointestinais (ou Gist, que começam nas células intersticiais de Cajal, na parede do intestino), linfomas (que surgem nas células linfáticas) e sarcomas (nos vasos sanguíneos, tecido muscular ou conjuntivo).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias