Quem precisa resolver pendências nos próximos dias deve ficar atento: o funcionamento de agências dos Correios e de bancos será alterado por causa do Carnaval.
A estatal decidiu aderir ao ponto facultativo decretado pelo governo federal e não terá expediente na segunda (16) e na terça-feira (17) de Carnaval. O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (18), a partir das 12h, tanto nas agências físicas quanto nos demais canais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Abertura do CarnaBelém 2026 faz a alegria de milhares de foliões em Outeiro
- Sábado de Carnaval: veja a programação completa da folia em Belém
- Carnaval em Belém 2026: veja o que abre e fecha nos dias de folia
Embora a segunda e a terça de Carnaval não sejam feriados nacionais, o sistema bancário também não terá atendimento ao público nesses dias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências de todo o país permanecerão fechadas em 16 e 17 de fevereiro.
Durante o período, não haverá compensações bancárias, incluindo transferências via TED. Já o Pix seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O atendimento presencial nos bancos será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento no horário habitual de cada agência. Unidades que tradicionalmente fecham antes das 15h deverão antecipar a abertura para garantir ao menos três horas de atendimento ao público.
A Febraban orienta ainda que boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias de Carnaval poderão ser pagos sem multa no próximo dia útil (18/2). No caso de tributos e impostos, se o vencimento ocorrer em dia sem compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado para evitar juros e multa.
Vale lembrar que o sábado não é considerado dia útil para liquidação financeira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar