O prazo para garantir 10% de desconto no pagamento do IPTU 2026 termina nesta terça-feira (10) em Belém. Os contribuintes podem optar ainda pelo pagamento em cota única. O prazo marca a última oportunidade de obter o maior abatimento previsto no calendário da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
Para quem não conseguir realizar o pagamento no prazo, ainda é possível receber desconto menor de 7% ao quitar o imposto em parcela única até o dia 10 de março. Já quem optar pelo parcelamento pode dividir o valor em até 10 vezes, sem direito a desconto, sendo que a primeira parcela também vence nesta terça-feira (10).
Conteúdos relacionados:
- Carnaval em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci: veja a programação completa
- Vem Busão: Veja como baixar o aplicativo e acompanhar seu ônibus em tempo real
- Prazo para desconto do IPVA termina terça-feira (10)
A Prefeitura de Belém informou que, para o exercício de 2026, não houve aumento real do imposto. O valor do IPTU foi apenas reajustado pela inflação, com índice de 5,32%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).
Além dos descontos por antecipação, os contribuintes que estão em dia com o município recebem automaticamente o Crédito de Bom Pagador. O benefício garante abatimento de 25% para imóveis residenciais e até 30% para imóveis não residenciais, aplicado diretamente no valor do imposto.
Além disso, a Prefeitura ressalta que guias do IPTU começaram a ser distribuídas pelos Correios desde janeiro. Contudo, não é necessário aguardar o documento físico para efetuar o pagamento. A emissão do boleto pode ser feita de forma digital, por meio do site oficial da Sefin, o que garante maior comodidade aos contribuintes.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Já aqueles que preferirem atendimento presencial podem retirar as guias nas unidades da Central de Atendimento ao Contribuinte, localizadas no Shopping Pátio Belém e no Parque Shopping, além das agências em Icoaraci e Mosqueiro, facilitando o acesso para todas as regiões da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar