Em meio à rotina acelerada da capital paraense, espaços verdes seguem sendo refúgio de lazer, aprendizado e contato direto com a natureza. Em Belém, um desses símbolos é o Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia, que há mais de um século preserva a biodiversidade amazônica e integra a história da cidade.
Neste fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o Bosque terá entrada gratuita para todos os visitantes, das 8h às 16h. Localizado na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, o espaço é um dos mais tradicionais pontos de visitação da capital.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Bosque e Parque Gunnar Vingren fecharão durante o Carnaval
- Bosque Rodrigues Alves preserva relação de Belém com a floresta
Com 142 anos de história, o Bosque ocupa uma área de 15 hectares, onde estão distribuídas mais de 10 mil árvores e 435 animais, formando um verdadeiro santuário da fauna e da flora amazônicas em plena área urbana. Além do lazer, o local cumpre um papel essencial na educação ambiental, recebendo regularmente escolas e grupos para visitas guiadas que estimulam a conscientização sobre a preservação da natureza.
Revitalização e melhorias
O Bosque também passa por um processo de revitalização externa, que inclui a recuperação de oito pontos de quebra do muro e a pintura do entorno. As obras, que já estão 70% concluídas, visam reforçar a segurança e melhorar a aparência do espaço.
Desde o início da atual gestão municipal, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), já investiu cerca de R$ 250 mil no local. Os recursos são oriundos de parcerias privadas, conversão de multas ambientais e também do trabalho de pessoas privadas de liberdade (PPLs), integradas às ações de manutenção.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Funcionamento regular
Fora ações especiais como a deste fim de semana, o Bosque Rodrigues Alves funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 16h, permanecendo fechado às segundas-feiras para manutenção. O valor da entrada é de R$ 2, com gratuidade garantida para crianças até 6 anos, idosos e pessoas com deficiência. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada, e, no último domingo de cada mês, o acesso é gratuito para todos.
A iniciativa reforça o convite para que moradores e turistas aproveitem um dos principais patrimônios naturais de Belém, unindo lazer, cultura e consciência ambiental.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar