plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVIDÊNCIA SOCIAL

INSS faz mutirão para antecipar perícia médica no Pará; veja datas

Ação do INSS oferece mais de mil vagas de perícia médica em Belém e no interior do Pará durante manutenção dos sistemas e modernização das plataformas digitais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia INSS faz mutirão para antecipar perícia médica no Pará; veja datas camera Mutirão do INSS antecipa perícias médicas em seis agências do Pará neste fim de semana para evitar prejuízos aos segurados durante a manutenção dos sistemas. | Reprodução/Agência Brasil

Quando serviços públicos precisam pausar para se modernizar, o desafio é evitar que a população fique desassistida. Em momentos assim, soluções emergenciais se tornam fundamentais para garantir direitos e reduzir impactos na rotina de quem depende do atendimento estatal, especialmente em áreas sensíveis como a Previdência Social.

É nesse contexto que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, neste sábado (24) e domingo (25), um mutirão de perícia médica em seis Agências da Previdência Social (APS) do Pará. A iniciativa antecipa atendimentos que estavam originalmente agendados para os dias 28, 29 e 30 de janeiro, período em que os sistemas do órgão estarão fora do ar para manutenção realizada pela Dataprev. Ao todo, serão disponibilizadas 1.116 vagas.

CONTEÚDO RELACIONADO

As perícias ocorrerão exclusivamente nas unidades de Belém (bairro do Marco), Castanhal, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Santarém e Itaituba.

Quer mais notícias sobre serviços? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

O público atendido é formado por segurados que já tinham perícia marcada para o fim de janeiro e que foram convocados para a antecipação das datas. Durante os dias de manutenção, não haverá atendimento presencial em nenhuma agência do país.

MODERNIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Segundo o INSS, a paralisação temporária dos sistemas é necessária para a modernização das plataformas digitais, com foco em maior estabilidade, segurança das informações e eficiência no atendimento à população. Apesar da mudança, não haverá prejuízo financeiro aos segurados: para fins de pagamento dos benefícios concedidos, será considerada a data original do agendamento. A mesma regra vale para outros benefícios, como aposentadoria e pensão por morte.

Durante o período de manutenção, os canais remotos (telefone 135 e aplicativo Meu INSS) também ficarão indisponíveis.

AGÊNCIAS QUE PARTICIPAM DO MUTIRÃO DO INSS NO PARÁ:

  • Na Região Metropolitana de Belém, a APS Belém-Marco concentrará a maior parte do mutirão, com 600 vagas distribuídas ao longo do fim de semana. Em Castanhal, o atendimento ocorrerá apenas no sábado, com 68 perícias médicas.
  • No oeste do estado, Itaituba contará com três médicos peritos para atender 136 segurados nos dois dias, enquanto Santarém oferecerá 320 exames médico-periciais, divididos igualmente entre sábado e domingo.
  • Já no sudeste paraense, as agências de São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte abrirão excepcionalmente para realizar 200 atendimentos ao longo do mutirão, com 50 perícias em cada unidade por dia.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias