Cuidar da saúde dos animais de estimação é também uma medida essencial de proteção à saúde pública. Com esse objetivo, a Prefeitura de Belém promove neste sábado (20) o Dia D da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, garantindo imunização gratuita para cães e gatos da cidade e reforçando a prevenção contra uma doença grave e letal.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e ocorre das 8h às 16h, em diversos pontos estratégicos da capital. Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que estejam saudáveis. A campanha integra a segunda etapa da vacinação antirrábica no município.
Conteúdos relacionados:
- Pará define calendário e descontos do IPVA 2026
- Barco Natal Encantado tem programação gratuita na Estação das Docas
- Novo exame DNA-HPV começa a ser realizado em UBS de Belém
Para participar, não é necessário apresentar documentação do animal. Tutores que possuírem a carteira de vacinação podem levá-la para atualização. Durante a ação, também haverá a possibilidade de retirada de doses para aplicação domiciliar, mediante apresentação de isopor com gelo, que garante as condições adequadas de transporte do imunizante.
A distribuição dos postos busca ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção dos animais, além de prevenir casos da raiva. Em Belém, não há registro da doença em humanos há mais de 30 anos. A primeira etapa da campanha foi realizada nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, áreas mais afastadas da sede do município.
As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), antigo Centro de Controle de Zoonoses, estarão mobilizadas em praças e supermercados de bairros como Sacramenta, Umarizal, Marambaia, Guamá, Jurunas, Cremação, Val-de-Cans, Pedreira, Batista Campos, Cidade Velha, Marco e Bengui.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Serviço
Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica
- Data: 20 de dezembro de 2025
- Local: diversos postos de vacinação, como praças e supermercados de Belém
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar