Belém se prepara para receber a COP 30 entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Com isso, a capital terá mudanças significativas no trânsito para garantir a mobilidade e a segurança de moradores e visitantes. Durante esse período, diversas vias da cidade estarão parcialmente ou totalmente interditadas, o que pode afetar diretamente o acesso ao Aeroporto Internacional da cidade.
Para quem precisa chegar ao aeroporto durante o período da COP 30, recomenda‑se observar cuidadosamente o fluxo de vias e considerar rotas alternativas que evitem os trechos mais impactados pelas interdições.
A avenida Brigadeiro Protásio estará totalmente interditada durante o evento, assim como a avenida Júlio César, no trecho entre o Elevado Daniel Berg e a avenida Almirante Barroso, uma das principais rotas utilizadas por quem desejar chegar ao Aeroporto. Uma das alternativas, é seguir pela avenida Pedro Álvares Cabral até o trecho da avenida Júlio César que não estará livre.
No caso de quem vem do centro da cidade ou da região leste, uma via importante de acesso é a Avenida Duque de Caxias, que também deve ser evitada. Ela foi incluída no plano de requalificação viária do estado por conectar diretamente o centro à zona, além de ser parte das obras estruturantes para o evento, também deve ser evitada. Ela estará interditada entre as a travessa Alferes Costa e a avenida Doutor Freitas.
Conteúdos relacionados:
- Interdições na COP30: Detran do Pará envia mensagens via WhatsApp
- Belém amplia rede de saúde para garantir atendimento na COP30
- Saiba quais ruas de Belém terão estacionamento proibido até sábado (8)
Para trajetos que partem da Região Metropolitana ou de áreas mais periféricas, o melhor cenário inclui evitar a Avenida Júlio César no trecho interditado, entre o elevado Daniel Berg e Almirante Barroso, optando por vias paralelas que possibilitem acesso ou outras conexões à zona aeroportuária sem passar pelos bloqueios principais.
Importante destacar que algumas faixas poderão estar reservadas para veículos oficiais ou escoltas, motivando atenção à sinalização temporária e à orientação de agentes de trânsito.
Dicas para quem vai circular
Segundo os órgãos oficiais, recomenda‑se sair com tempo de antecedência, considerando que o esquema especial de trânsito poderá gerar deslocamento mais demorado. A adesão aos canais informativos, como SMS ou WhatsApp do Detran, e o acompanhamento de mapas atualizados ajudará a evitar surpresas.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Além disso, no caso de embarque ou desembarque por táxi ou aplicativo de transporte, a comunicação prévia sobre o trajeto pode evitar transtornos: os pontos de embarque em vias como a Avenida Visconde de Inhaúma (para táxis) ou avenida Rômulo Maiorana (para aplicativos) foram destacadas como orientações específicas pelos órgãos de trânsito.
Por fim, moradores das áreas sujeitas a interdição terão acesso condicionado à apresentação de comprovante de residência, bem como via orientada por agentes de mobilidade, conforme divulgado pela Prefeitura.
Confira o mapa de ruas interditadas durante a COP 30:

Bloqueios totais
- Trajeto 1 a 10: Av. Júlio César, entre o Elevado Daniel Berg e a Av. Almirante Barroso;
- Trajeto 3 a 7: Av. Dr. Freitas, entre as avenidas Rômulo Maiorana e Visconde de Inhaúma;
- Trajeto 4 a 5: Av. Duque de Caxias, entre a Travessa Alferes Costa e a Av. Dr. Freitas;
- Trajeto 2 a 4: Av. Brigadeiro Protásio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar