É cada vez mais raro encontrar alguém que não possua um celular, principalmente os do tipo smartphone, que, de acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, já passam de 242 milhões de aparelhos no Brasil, número bem maior que os mais de 214 milhões de habitantes do país.
Com tantos aparelhos em circulação e com as múltiplas praticidades que proporcionam aos usuários, criminosos passaram a enxergar os smartphones como uma oportunidade de praticar atos ilícitos e conseguir recursos de maneira ilegal.
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O roubo de celulares se tornou uma das modalidades de crimes mais comuns em todo o Brasil. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que, entre 2020 e 2021, a taxa de roubos e furtos de celulares por 100 mil habitantes avançou 1,8%.
Somente no ano passado, foram quase 850 mil registros, o que equivale a, pelo menos, um celular roubado ou furtado por minuto no país.
Em geral, os criminosos visam os smartphones para fazer uso de aplicativos de internet banking e ter acesso às contas bancárias e cartões virtuais das vítimas, aplicando golpes de estelionato e deixando prejuízos gigantescos.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) elencou algumas dicas do que fazer nestas situações onde o celular é roubado ou furtado. Confira:
Rastrear e apagar seus dados de forma remota
Pelo sistema operacional do smartphone é possível rastrear, bloquear e apagar de forma remota os dados do celular a partir de um navegador de internet. É recomendado que essa seja a primeira providência tomada, pois uma vez que o bloqueio da linha junto a operadora é realizado, o acesso remoto aos dados do aparelho é perdido.
Para aparelhos com Android, faça isso pelo Encontre Meu Dispositivo do Google, e em dispositivos com iOS, o processo é feito pelo iCloud, no entanto é necessário ativar previamente a busca por localização do dispositivo para ativar remotamente o bloqueio do celular.
Bloquear o celular por meio do IMEI
O bloqueio é feito perante sua operadora e através do número de identificação do aparelho, o IMEI. Ele pode ser encontrado de algumas formas:
- Na caixa do aparelho;
- Na traseira do aparelho, em uma etiqueta colada na bateria ou na bandeja do cartão SIM;
- Através do site de seu sistema operacional (Apple, Android, entre outros);
- Discando pela chamada de telefone *#06# e o número aparecerá na tela do celular. Você pode deixar esse número anotado por precaução.
Para isso, é necessário ligar de um outro aparelho, seguindo as instruções indicadas e fornecendo os dados necessários. A recomendação é que você tenha o número do IMEI guardado e acessível para o caso de ter o celular roubado.
Outra possibilidade para bloquear o aparelho é a comunicação em delegacia da Polícia Civil, pois todos os Estados, exceto Amapá e Acre, estão habilitados com o sistema para bloqueio.
Preventivamente, coloque uma senha em seu aparelho celular e coloque a opção da tela se bloquear no menor tempo possível (geralmente, 30 segundos).
Comunicar o ocorrido ao banco
Entre em contato com seu banco e outros serviços financeiros de aplicativos que você possui instalados no celular, como de carteiras digitais, e informe o ocorrido, solicitando o imediato bloqueio dos cartões, contas e operações. Anote os protocolos de atendimento.
Você também pode utilizar a ferramenta Registrato, do Banco Central, para verificar se há algum empréstimo desconhecido em seu nome.
Preventivamente, coloque um limite para suas transações do PIX. Além disso, caso tenha essa função de pagamento por aproximação no celular e não esteja utilizando, desative-a.
Registrar um boletim de ocorrência
É essencial fazer um boletim de ocorrência para que você tenha um comprovante do ocorrido e possa se utilizar do documento nos contatos com as empresas. Isso pode ser feito pessoalmente em qualquer delegacia, ou online pelo portal da Polícia Civil do estado onde ocorreu o roubo.
O B.O. também é importante para notificar as autoridades de segurança sobre os problemas enfrentados pelos cidadãos.
Alterar suas senhas
Por fim, é recomendável a alteração de senhas de e-mails e redes sociais, bem como o encerramento de sessão em contas que você possui no aparelho, o que pode ser feito de forma remota por computador.
Em plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, é possível verificar todos os locais e aparelhos onde seu perfil está logado e desconectá-los na aba “segurança”, dentro de “configurações”.
Preventivamente, recomendamos que nunca anote suas senhas em um bloco de notas virtual desprotegido (sem senha) e que ative a verificação de duas etapas em todos os aplicativos possíveis (como o WhatsApp, Instagram e Facebook).
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