plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CUIDADO COM AS MULHERES

Ação Mulher marca o encerramento do Outubro Rosa

O evento traz uma programação com diversos serviços de saúde, apresentações culturais, entre outros

Imagem ilustrativa da notícia Ação Mulher marca o encerramento do Outubro Rosa camera Reprodução/Freepik

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O principal objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce da doença, que é o tipo de câncer mais incidente em mulheres no mundo.

A Prefeitura de Belém, por meio de diversos órgãos, promove a Ação Mulher, que será uma grande iniciativa social nesta quarta-feira (27). A programação marca o encerramento do evento do Outubro Rosa, com abertura oficial no último dia 4.

Outubro Rosa: amamentação ajuda a prevenir câncer de mama

A Ação Mulher terá um dia inteiro dedicado a elas, com serviços de saúde, ações de economia criativa, apresentação cultural e debates sobre a questão da mulher.

A programação, que reúne diversos órgãos municipais, em parceria com a Faculdade Estácio FAP, é gratuita. Ela acontece das 9h às 20h, na Estácio FAP, na rua Municipalidade, no bairro do Reduto. O ato principal da Ação Mulher será a adesão da Estácio ao programa SOS Manas.

“Para nós, que temos compromisso com a Responsabilidade Social e acreditamos no potencial empreendedor das mulheres, a parceria reforça nosso pacote de ações em prol da comunidade em que atuamos. Nossas lideranças de departamento na faculdade são 100% femininas. Por isso, esta parceria é tão importante para nós”, destaca Elaine Gonçalves, diretora-geral da Estácio FAP.

SOS Manas

A ação SOS Manas foi lançada pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Belém (Combel), dia 26 de agosto de 2021. Ela faz parte do Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher "É Das Manas”.

O SOS Manas é inspirada na campanha nacional "Sinal Vermelho" e é uma das principais políticas municipais no enfrentamento e combate à violência doméstica, familiar e psicológica que as mulheres sofrem.

O SOS Manas transforma estabelecimentos comerciais em pontos de denúncia de violência contra a mulher. A vítima ao chegar no ponto comercial mostrará a palma da mão com um "X" vermelho, para sinalizar ao funcionário que está em situação de perigo.

Câncer: como fazer dos alimentos aliados na busca pela cura

Mas o pedido de socorro também pode ser feito verbalmente com as expressões "SOS" ou "SOS Manas". Ao ver o pedido o funcionário, de forma cautelosa, aciona as autoridades competentes.

A programação da Ação Mulher tem como realizadores os seguintes órgãos: Coordenadoria Antirracista (Coant), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), Guarda Municipal e secretarias municipais de Saúde (Sesma), Finanças (Sefin) e Administração (Semad).

Programação:

Das 9h às 12h, o trailer Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), estará fazendo testes rápido de sífilis, HIV e hepatites B e C e consultas de enfermagem.

Além de preventivo de Câncer do Colo do Útero (PPCU) e encaminhamento para mamografia (conforme a idade) e distribuição de preservativos.

Também pela manhã, das 10h às 10h30, a Guarda Municipal fará uma demonstração de defesa pessoal.

A programação continua à tarde, a partir das 14h, com a Feirinha de Economia Criativa, reunindo os coletivos Mulheres Pretas, Donas de Si e Das Manas.

A partir das 18h, será divulgada a campanha de conscientização sobre pobreza menstrual, com arrecadação de absorventes.

E, às 18h20, será feita exibição do vídeo “Meu Fuá Tem Poder”, seguida de debate e roda de conversa sobre a saúde da mulher negra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias