plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SECA SEVERA

Baixa histórica do nível do rio Tapajós assusta em Santarém

Nível do rio Tapajós está 1,72m mais baixo nestes primeiros dias de setembro em comparação com o mesmo período de 2023, o que acende um alerta na população e nas autoridades.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Baixa histórica do nível do rio Tapajós assusta em Santarém camera Orla de Santarém já registra impactos da seca severa que atinge a região e afeta o nível do rio Tapajós | Reprodução/OEstadoNet

Os efeitos do fenômeno climático El Niño, associados com as mudanças climáticas globais, estão provocando reações em cadeia por todo o mundo. No Brasil, em especial no Pará, não é diferente. Queimadas, altas temperaturas, secas de rios e outras ocorrências registradas na natureza estão gerando um grande desequilíbrio ambiental e impactando na vida de milhões de pessoas.

Em Santarém, no oeste do Pará, a diminuição do nível do rio Tapajós tem assustado os moradores e as autoridades municipais. Isso porque os boletins diários de medição do nível do rio, feitos pela Defesa Civil, apontam uma baixa histórica para os primeiros dias de setembro.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Segundo o boletim de quinta-feira (5), o nível do rio Tapajós era de 2,63 metros, cada vez mais próximo da cota de alerta, que é de 2,10 metros.

A situação piora se comparar a medição do dia 5 de setembro de 2024 com a mesma data em 2023, onde é registrada uma diferença de 1,72m de um ano para o outro. E se comparado com 2015, a média de 2024 é 3,47 metros menor.

Quer mais notícias de Santarém? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A baixa no nível do rio já tem impactos visíveis na navegação, no abastecimento de água e na agricultura. A diminuição da vazão do rio Tapajós compromete o transporte fluvial, principal meio de locomoção da população na região.

Veja mais detalhes sobre o assunto na matéria do portal OEstadoNet, parceiro do DOL.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Santarém

    Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

    Últimas Notícias