plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
INJÚRIA E HOMOFOBIA

Promotoria denuncia homem que apedrejou casa de pajé no PA

Paulo Borari foi alvo de ataques homofóbicos, injúrias e racismo religioso, e teve a residência apedrejada, em Santarém

Imagem ilustrativa da notícia Promotoria denuncia homem que apedrejou casa de pajé no PA camera A casa das vítimas ficou parcialmente destruída após os ataques. | Reprodução

A Constituição Federal Brasileira diz que "todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei". Porém, os crimes de injúria racial e homofobia ainda são praticados no Brasil diariamente.

Na última sexta-feira (24), a 3ª Promotoria de Justiça de Santarém formalizou uma denúncia por crime de injúria racial e ameaça contra Willian Nogueira dos Santos, enviando o caso à 1ª Vara Criminal de Santarém, no oeste paraense, em 16 de novembro. As vítimas, Paulo Victor Miranda Ferreira e Darlon da Silva Santos, foram alvo de ofensas de cunho religioso e homofóbico, culminando na destruição da residência das vítimas pelo agressor.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A denúncia, assinada pela promotora de Justiça Dully Sanae Araújo Otakara, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Execução Penal e Direitos Humanos de Santarém, imputa ao agressor a prática dos crimes previstos nos artigos 140, §3º, e 163, I, do Código Penal Brasileiro, na modalidade de concurso material, conforme estabelecido no artigo 69.

Paulo Borari, conhecido na região por ser pajé e líder espiritual, além de integrante do movimento indígena, foi uma das vítimas das injúrias proferidas por Willian dos Santos. Segundo a denúncia, durante a madrugada de 11 de setembro de 2023, o agressor, residente nas proximidades, localizado no bairro do Amparo, dirigiu insultos homofóbicos e discriminatórios a Paulo Victor e Darlon Santos, utilizando termos como "macumbeiro". Além das palavras ofensivas, o acusado lançou pedras contra a residência das vítimas, resultando na quebra de uma janela e na destruição do portão, bem como de outros pertences na varanda.

Quer mais notícias de Santarém? Acesse nosso canal no WhatsApp

A promotoria solicitou, ainda, a inclusão de um laudo pericial emitido pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, a fim de documentar os danos causados à residência das vítimas. O processo seguirá agora para apreciação da 1ª Vara Criminal de Santarém, onde serão tomadas as providências judiciais cabíveis diante da gravidade dos fatos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias