plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PRESSÃO PARTIDÁRIA

Lula se reúne com Celso Sabino após União Brasil exigir saída imediata do governo 

Partido determinou que filiados deixem governo federal em 24 horas; decisão pode impactar reorganização da base aliada na Esplanada dos Ministérios e articulação política do Planalto.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula se reúne com Celso Sabino após União Brasil exigir saída imediata do governo  camera Celso Sabino participa de reunião com o presidente Lula em meio à pressão do União Brasil para desligamento de filiados do Executivo. | Ricardo Stuckert/PR

Entre reuniões de gabinete e pressão partidária, o destino de Celso Sabino à frente do Ministério do Turismo pode ser definido nesta sexta-feira (19). O ministro, filiado ao União Brasil, se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir se permanece no cargo, após a Executiva Nacional da legenda aprovar, na última quinta-feira (18), resolução que exige a saída imediata de todos os integrantes do partido no governo federal.

A medida estabelece um prazo de 24 horas a partir da publicação da resolução, atingindo diretamente ministros e dezenas de ocupantes de cargos na administração direta e indireta. Conforme o estatuto do União Brasil, o descumprimento da determinação pode resultar em processo disciplinar e até expulsão por "infidelidade partidária". Entre os principais afetados, além de Sabino, está o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), cuja saída do governo foi definida pelo Progressistas, que concedeu um prazo maior de 30 dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

REORGANIZAÇÃO DA BASE ALIADA

A decisão do União Brasil e do PP força o Palácio do Planalto a reorganizar a Esplanada dos Ministérios. A movimentação política, segundo analistas, pode ser aproveitada pelo governo para atrair novos aliados e fortalecer a base no Congresso, especialmente diante da perda de bancadas expressivas para votação de projetos estratégicos.

COP3O EM BELÉM

O contexto da possível saída de Sabino é ainda mais delicado pelo calendário de eventos internacionais. O ministro representa o Pará, palco da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, evento que colocará o estado e o Brasil em evidência global, exigindo articulação e liderança do Ministério do Turismo.

Com União Brasil e PP fora da gestão, o Planalto abre espaço para negociações com outros partidos do Centrão e da centro-esquerda, que podem ser contemplados com ministérios e cargos estratégicos em troca de apoio político, garantindo estabilidade para o governo nos próximos meses.

ENVOLVIMENTO COM O PCC

O movimento acontece em meio a apurações da Polícia Federal sobre o presidente da legenda, Antônio Rueda. A suspeita envolve a propriedade oculta de aeronaves particulares usadas no transporte de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) em operações bilionárias no mercado financeiro e no setor de combustíveis. Segundo a PF, o nome de Rueda chegou à investigação pelo depoimento do piloto de um dos jatos.

Em nota, o partido manifestou solidariedade ao seu presidente e afirmou que "causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal". O União Brasil acusa o governo de usar a Polícia Federal politicamente para desgastar a imagem de Rueda e "enfraquecer o posicionamento de um partido que adotou posição contrária ao atual governo".

SIGILO BANCÁRIO E FISCAL

Para se defender, Rueda colocou seus sigilos bancário e fiscal à disposição do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e apresentou comprovantes de pagamento pelos voos realizados na empresa de táxi aéreo. Além disso, solicitou uma audiência com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Durante a reunião da Executiva Nacional, também apresentou recibos e levantamentos de bases públicas, como do Tribunal Superior Eleitoral, mostrando que a empresa suspeita prestou serviços a diversas autoridades, inclusive do governo federal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias