
A ministra Cármen Lúcia votou nesta quinta-feira (11) pela condenação dos réus da chamada trama golpista, em julgamento que ocorre na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os acusados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete investigados por suposta tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o voto da magistrada, o colegiado formou maioria pela condenação.
Até o momento, o placar está em 3 a 1 pela condenação, formando maioria e decretando a condenação dos réus. Votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia. O ministro Luiz Fux divergiu, votando pela absolvição da maioria dos acusados, incluindo Bolsonaro. O presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, será o próximo a votar.
Já havia sinalizado pela condenação
Em março de 2025, quando analisou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Cármen Lúcia já havia entendido que havia provas suficientes para abertura da ação penal, reconhecendo indícios de tentativa de golpe de Estado.
Quer mais notícias de política? acesse o nosso canal no WhatsApp
Quem são os réus no julgamento do STF
- Jair Bolsonaro – acusado pela PGR de liderar o plano para se manter no poder após a derrota eleitoral.
- Alexandre Ramagem – apontado por disseminar informações falsas sobre fraude eleitoral.
- Almir Garnier Santos – ex-comandante da Marinha, teria colocado tropas à disposição em reunião com militares.
- Anderson Torres – ex-ministro da Justiça, guardava em casa minuta de decreto para anular as eleições.
- Augusto Heleno – ex-ministro do GSI, participou de transmissão ao vivo questionando urnas eletrônicas.
- Mauro Cid – delator do caso e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, envolvido em reuniões e mensagens sobre o golpe.
- Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa, teria apresentado a comandantes militares um decreto de intervenção.
- Walter Braga Netto – único preso, acusado de financiar acampamentos golpistas e planejar atentado contra Alexandre de Moraes.
Próximos passos do julgamento
A decisão da Primeira Turma levou à condenação dos acusados. Nesta sexta-feira (12), há expectativa de que o STF defina as penas a serem aplicadas. O processo segue sob acompanhamento da PGR e deverá ter desdobramentos nas próximas sessões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar