plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DADOS CORRETOS

Eleições: Ministério da Defesa confirma resultado das urnas

Relatório técnico realizado pelas Forças Armadas foi enviado pela Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Eleições: Ministério da Defesa confirma resultado das urnas camera A documentação conclui que os dados de totalização dos votos das eleições deste ano estão corretos | Fernando Frazão/Agência Brasil

Assim como confirmado e antecipado na coluna de Leandro Mazzini, do DOL, nesta quarta-feira (9), os dados de totalização dos votos das eleições deste ano estão corretos. O resultado foi divulgado no relatório técnico realizado pelas Forças Armadas e enviado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A documentação conclui que os dados de totalização dos votos das eleições deste ano estão corretos. Em nenhum momento o documento entregue à Justiça Eleitoral citou indício de fraude no processo.

+ Bolsonaro deverá morar por alguns meses em uma ilha; saiba!

"Conclui-se que a verificação da correção da contabilização dos votos, por meio da comparação dos Boletins de Urnas (BUs) impressos com dados disponibilizados pelo TSE, ocorreu sem apresentar inconformidade", ressalta trecho do documento.

TSE se manifesta

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, divulgou uma nota nesta quarta-feira (9) sobre a fiscalização feita pelos militares. “O relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”, inicia.

“As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos”, ressalta Moraes.

Sugestão dos militares

Embora não tenham atestado fraude, o documento produzido pelos militares fez uma série de sugestões de melhorias, entre elas voltadas para teste de biometria realizado nas eleições desse ano sob a justificativa de que existem “lacunas” que não permitem atestar sua eficiência.

“Não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”, pontua a documentação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias