Em entrevista nesta terça-feira (15) o Ministro da economia Paulo Guedes, disse que o Brasil está preparado "para reagir" caso haja "segunda guerra mundial", motivada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.
“Nós temos um protocolo de guerra todo preparado [para reagir]. […] Nós estamos com o déficit zerado. Nós estamos prontos para outra briga. Se vier uma segunda guerra mundial aí, nós estamos prontos de novo. Nós vamos expandir de novo porque nós estamos com o déficit zerado”, disse o ministro durante cerimônia no Palácio do Planalto.
A guerra entre os dois países provocou o aumento do preço do petróleo em todo o mundo. A Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo embora, nos últimos dias, o valor do barril tenha recuado um pouco.
Depois da declaração, Guedes foi ao encontro de jornalistas para se explicar e corrigir a fala. “Não estou falando de Segunda Guerra Mundial [como os conflitos planetários que marcaram o século 20]. Nada disso. [Guerra entre Rússia e Ucrânia] subiu o combustível, os fertilizantes, e isso nos atinge. Aí eu quis dizer que se houvesse essa guerra do petróleo, essa guerra dos grãos, nós vamos estar preparados para reagir. Só isso.” Guedes usa a crise da pandemia do coronavírus como “primeira guerra mundial”.
“Se vier a 2ª Guerra Mundial aí, estamos prontos”, diz Paulo Guedes.
— Metrópoles (@Metropoles) March 15, 2022
Ministro da Economia disse estar preparado para um conflito que já aconteceu. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1939 e 1945. pic.twitter.com/UtNdZiwhNp
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar