A prática do furto de energia elétrica, além de causar prejuízos ao sistema de distribuição, representa riscos reais à segurança da população e segue sendo alvo constante de ações das forças de segurança no Pará. Operações conjuntas têm se intensificado para identificar irregularidades em estabelecimentos comerciais e industriais, especialmente em áreas com histórico de consumo atípico e suspeitas de fraude.
Uma operação de combate ao furto de energia elétrica da Polícia Civil, Polícia Científica, com o apoio da Equatorial Pará, autuou, nesta quinta-feira, 8, o responsável por uma fábrica de pescados, no distrito de Icoaraci, por suspeita de fraude no consumo de energia desde 2024. O dono do local foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Operação contra furto de energia autua edifício no Guamá
- Vandalismo e furto de fiação suspendem atendimentos no Centro de Especialidades Integradas
- Homem é preso em flagrante por furto de cabos no centro de Belém
Durante as inspeções, os peritos e agentes identificaram irregularidades graves no medidor de energia. Segundo o levantamento técnico realizado após a ação, o cliente manipulava o medidor para não contabilizar energia após às 23h e os desvios nesse estabelecimento somavam mais de 200 megawatts-hora (mWh). Para dimensionar o impacto desse volume, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer, por exemplo, cerca de 1.300 residências de consumo médio de baixa renda durante um mês inteiro.
As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é uma prática ilegal e perigosa, com risco de provocar acidentes graves e fatais. A conduta é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, enquadrada no artigo 155 que equipara a energia elétrica a "coisa móvel" para fins de furto, prevendo penas de reclusão e multa.
A Equatorial Pará mantém canais permanentes para que a população possa auxiliar no combate a esse tipo de crime. As denúncias de fraudes e ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima e segura. Os clientes podem utilizar a Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, acessar o site oficial da distribuidora ou utilizar o aplicativo da empresa para smartphones. A colaboração da comunidade é essencial para manter a regularidade e a eficiência do sistema elétrico no estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar