plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO "SINAL FALSO"

Cinco suspeitos de atuação em facção criminosa são presos no Pará

Polícia Civil cumpre mandados, prende cinco investigados e apreende celulares, computadores e documentos usados para inserir dados falsos em sistemas públicos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cinco suspeitos de atuação em facção criminosa são presos no Pará camera Operação "Sinal Falso" cumpriu mandados no Pará e em São Paulo e prendeu cinco suspeitos de integrar esquema de fraudes em veículos. | Divulgação/PCPA

No início da manhã desta quarta-feira (3), enquanto grande parte da população seguia sua rotina sem imaginar o que se desenrolava nos bastidores da segurança pública, a Polícia Civil do Pará avançava sobre um complexo esquema que cruzava fronteiras estaduais e movimentava fraudes milionárias. A operação "Sinal Falso", deflagrada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), mergulhou no submundo das transferências irregulares de veículos e do uso de dados falsos em sistemas públicos, expondo uma engrenagem criminosa que atuava tanto no Pará quanto em São Paulo.

A ação policial foi reforçada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas e da Delegacia de Repressão a Roubo a Bancos e Anti Sequestro, todas integradas à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

CONTEÚDO RELACIONADO

INVESTIGAÇÃO REVELA FRAUDE ARTICULADA

Segundo o delegado Mateus Leão, responsável pela investigação, o esquema consistia em transferir veículos novos de outros estados sem a autorização dos verdadeiros proprietários. Para isso, vistoriadores credenciados recebiam pagamentos irregulares e inseriam dados falsos nos laudos, anexando fotografias retiradas da internet ou de concessionárias, mesmo sem jamais terem visto os carros presencialmente.

Quer mais notícias de ? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

MANDADOS CUMPRIDOS E MATERIAIS APREENDIDOS

Materiais apreendidos pela Polícia Civil durante a operação "Sinal Falso", incluindo celulares, computadores e documentos utilizados nas fraudes.
📷 Materiais apreendidos pela Polícia Civil durante a operação "Sinal Falso", incluindo celulares, computadores e documentos utilizados nas fraudes. |Divulgação/PCPA

Com os elementos colhidos ao longo da investigação, a autoridade policial representou ao Judiciário, que deferiu cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Durante a operação, todos os investigados foram capturados.

O delegado Augusto Potiguar, titular da DRCO, informou que foram apreendidos dez aparelhos celulares, computadores, documentos e outros objetos que passarão por perícia. O material deve ajudar a identificar outros participantes da associação criminosa e localizar veículos que seriam produto do esquema.

PRÓXIMOS PASSOS

Investigados foram apresentados na sede da DRCO após cumprimento dos mandados de prisão preventiva.
📷 Investigados foram apresentados na sede da DRCO após cumprimento dos mandados de prisão preventiva. |Divulgação/PCPA

Os detidos foram encaminhados à sede da DRCO, onde passam pelos procedimentos legais. Eles responderão pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas públicos, falsidade ideológica e associação criminosa.

Apesar das prisões, a Polícia Civil reforça que as investigações continuam, com foco em desarticular todo o grupo envolvido e recuperar os veículos fraudados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias