plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO

Marinha e PF apreendem carga de cigarros no Marajó

Foram 400 caixas apreendidas em embarcação que havia saído do Amapá com destino à Abaetetuba. Cinco tripulantes foram detidos

Imagem ilustrativa da notícia Marinha e PF apreendem carga de cigarros no Marajó camera A apreensão foi feita pelo navio-patrulha Guarujá, do grupamento de Patrulha Naval do Norte | Marinha do Brasil

Uma operação da Marinha do Brasil e Polícia Federal resultou na apreensão de cerca de 400 caixas de cigarros contrabandeados. Os produtos estavam em um barco pesqueiro, que foi abordado no início da tarde desta segunda-feira (2), na área marítima do Arquipélago do Marajó. Os cinco tripulantes da embarcação estão à disposição da Polícia Federal (PF).

A embarcação e os cinco tripulantes chegaram a Belém (PA) na tarde desta terça-feira (3), sob escolta do Navio-Patrulha “Guarujá”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (Marinha do Brasil), e de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) e Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM), da PF.

A embarcação havia saído de Santana (AP), com destino a Abaetetuba (PA). O barco foi apreendido devido à falta de condutor habilitado e ausência de documentos. Os cigarros apreendidos não possuem selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerados ilegais no Brasil.

Conteúdos relacionados:

O Art. 334-A do Código Penal Brasileiro prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, para o crime de contrabando, que consiste em importar ou exportar mercadoria proibida. A pena aplica-se em dobro se o crime é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

O NAVIO

O Navio-Patrulha “Guarujá” é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem à cidade homônima, localizada no litoral de São Paulo. Foi incorporado em 30 de novembro de 1999. Suas dimensões são: 46,5m de comprimento; 7,5m de boca (largura); e 2,3m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, ponto mais baixo do navio). Está subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, e integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA).

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias