No Brasil é comum que alguns detentos tenham direito de sair do presídio para visitas à família, principalmente em datas comemorativas, como dia dos pais, das mães e outros feriados. O benefício jurídico tem como nome técnico "saída temporária", ou seja, é preciso retornar após o tempo estabelecido.

Durante o benefício, todos os custodiados usam tornozeleira eletrônica para o controle do sistema penitenciário. Contudo, mesmo com essa restrição, muitos não voltam estando expostos aos rigores da lei.

Uma das manobras utilizadas por quem não volta é a desativação da tornozeleira eletrônica fazendo com que os mesmos não retornam aos presídios.

Isso foi o que aconteceu em Cucurunã, localidade de Santarém (PA). Doze presidiários saíram para os festejos de Dia dos Pais e até o momento não retornaram. 

O sistema prisional, juntamente com a  Polícia Militar de Santarém e o poder judiciário juntam forças para encontrar os doze foragidos, e contam com a ajuda da população para mais informações sobre os presos.

Presídio de Cucurunã em Santarém Foto: ( Reprodução )

MAIS ACESSADAS