Após sete anos, os servidores públicos federais vão receber um reajuste na remuneração a partir do próximo mês. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionará na manhã desta sexta-feira (28), em Brasília (DF), o projeto de lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas.

Veja também:

Salário mínimo vai subir em maio: confira o novo valor!

Pindaíba? Globo reduz drasticamente salário de atores

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, que terão mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano.

É o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Naquele ano, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e Governo Federal foi desativada.  Neste ano, a Mesa foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades representativas dos servidores públicos que assinaram o acordo de reajuste de 9% após a rodada de negociações.

Lula irá sancionar reajuste de 9% no salário dos servidores públicos federais, o qual já deverá cair na conta a partir de 1º de junho Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

MAIS ACESSADAS