A Guarda Municipal de Belém iniciou uma nova etapa de treinamento para modernização do armamento da corporação. Desde abril de 2025, mais de 200 agentes já foram capacitados para utilizar pistolas calibre ponto 40, que substituirão gradualmente o modelo calibre ponto 380.
A formação acontece em Benfica, no município de Benevides, e reúne conteúdos teóricos e práticos, além de avaliação psicotécnica obrigatória. O objetivo é garantir que os agentes estejam aptos a portar e manusear o novo armamento com segurança e dentro das normas legais.
Conteúdo Relacionado:
- Restauro da Igreja das Mercês: patrimônio de Belém em renovação
- Semana da enfermagem em Belém oferece oficinas e mini-cursos
- GMB recebe 19 motocicletas da Prefeitura de Belém

Capacitação vai além da técnica
De acordo com a chefe da Divisão de Ensino, Diana Medeiros, o treinamento integra um planejamento mais amplo de valorização profissional e qualificação contínua dos guardas municipais.
Segundo ela, a transição de armamento exige preparo rigoroso e acompanhamento constante. “Nosso foco é garantir que cada agente passe por um processo completo de capacitação, envolvendo desde a parte técnica até a avaliação psicológica”, afirma.
Além do manuseio das armas, o curso também reforça o controle emocional e a tomada de decisão em situações de risco aspectos considerados fundamentais para o uso responsável da força.

Uso responsável como prioridade
Para os participantes, o treinamento também reforça a responsabilidade no uso do armamento. O guarda municipal Afonso Diniz afirma que a capacitação aumenta a confiança, mas também a consciência sobre o papel da corporação.“O uso da arma é sempre o último recurso. A gente sai mais preparado para agir com precisão e responsabilidade”, ressalta.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A expectativa é que novas turmas sejam formadas ao longo do ano, ampliando o número de agentes habilitados e consolidando a transição de forma gradual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar