Quem vive em Belém já sabe: a chuva faz parte da rotina. E nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, ela não deve dar trégua. A previsão do tempo indica um dia típico da capital paraense, com calor, muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, principalmente no período da tarde.
O dia começa com sol entre muitas nuvens e céu nublado, acompanhado de chuva ainda pela manhã. No período da tarde, a instabilidade aumenta e há previsão de temporal. À noite, a chuva continua, mantendo o tempo fechado na cidade.
De acordo com os dados meteorológicos, a probabilidade de chuva é alta, chegando a 92%, com um volume estimado de 6 milímetros. Para quem tem compromissos fora de casa, o guarda-chuva será um item indispensável.
Apesar da chuva, as temperaturas seguem elevadas. A temperatura mínima prevista é de 23°C, enquanto a máxima pode alcançar 30°C, tornando o dia mais quente do que o anterior. A sensação térmica pode chegar a 28°C, influenciada principalmente pela alta umidade do ar.
Falando em umidade, os índices permanecem elevados, variando entre 68% e 95%, o que contribui para a sensação de abafamento. Os ventos sopram de leste-nordeste (ENE), com velocidade média de 8 km/h.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O sol nasce às 6h23 e se põe às 18h32, mas deve aparecer pouco entre as nuvens carregadas que dominam o céu belenense ao longo do dia.
Em resumo, o cenário é de calor, céu encoberto e muita chuva, mais um dia comum para quem já está acostumado com o clima amazônico, mas que exige atenção e preparo para evitar transtornos.
Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Brasil
Além do cenário chuvoso em Belém, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em todas as regiões do país. Em algumas localidades, o volume de precipitação pode chegar a 100 milímetros em apenas 24 horas, acompanhado de ventos fortes. O aviso de maior severidade entrou em vigor ainda na manhã de domingo e segue até o fim desta segunda-feira (9), com maior concentração em áreas do Sudeste brasileiro.
Diante do risco, o Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e fique atenta a sinais de perigo, como movimentações em encostas e alagamentos. Entre as orientações estão desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades, não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Em situações de alagamento, a recomendação é proteger os pertences com sacos plásticos e buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar