O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste final de semana um mutirão de perícias médicas em cinco agências no estado do Pará. A iniciativa busca atender segurados que tiveram consultas remarcadas após a pausa nos serviços para atualização tecnológica.
O INSS disponibiliza 640 vagas para perícias médicas nos dias 7 e 8 de fevereiro em agências de Belém, Castanhal, Capanema, Bragança e Altamira. O mutirão atende segurados que tinham consultas marcadas entre 27 e 29 de janeiro, período em que o instituto suspendeu os atendimentos para modernizar seus sistemas.
Leia também
- Sespa intensifica ações de prevenção de ISTs no pré-Carnaval
- Celular tocou? Veja o que fazer após alerta da Defesa Civil
Quatro unidades funcionam apenas no sábado (7), das 8h ao meio-dia. A agência de Altamira amplia o atendimento e abre também no domingo (8), com início às 7h. O instituto adota a ordem de chegada para organizar as consultas.
Distribuição de vagas por região
A Agência da Previdência Social (APS) do bairro do Marco, em Belém, concentra o maior volume de atendimentos, com 280 vagas. Na Região Metropolitana e no nordeste do estado, as seguintes APSs funcionarão com as seguintes vagas:
- Belém-Marco: 280 vagas;
- Castanhal: 55 vagas;
- Capanema: 90 vagas;
- Bragança: 60 vagas.
Essas quatro unidades somam 485 vagas no sábado.
Altamira estende atendimento para domingo
A agência de Altamira, localizada no município de maior extensão territorial do Brasil, conta com três médicos peritos durante o mutirão.
A unidade oferece 155 vagas no sábado e continua os atendimentos no domingo para ampliar o acesso aos moradores da região oeste do Pará.
Objetivo é eliminar fila de reagendamentos
A iniciativa visa reduzir o impacto da suspensão temporária dos serviços no fim de janeiro. Durante a modernização dos sistemas, as agências não realizaram atendimentos e precisaram remarcar centenas de consultas.
O mutirão acelera a análise de benefícios que dependem de avaliação médica, como auxílio por incapacidade temporária e outros direitos previdenciários. Os segurados devem comparecer à agência com documento de identificação, exames e laudos médicos atualizados que auxiliem na perícia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar