Nesta sexta-feira (30), as ruas de Belém foram tomadas por clima de festa e comemoração com a divulgação dos listões dos aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para muitos estudantes, a aprovação em uma instituição de ensino superior é um sonho e entre eles está Maurício de Souza Ribeiro, que conquistou o 6º lugar na UEPA e o 6º na UFPA, garantindo uma vaga no curso de Medicina nas duas universidades.
Para Maurício, essa conquista vai muito além das notas e posições. Ela carrega a memória do pai dele, Márcio Rúbens de Almeida Ribeiro, médico que faleceu aos 43 anos de idade durante o primeiro período da pandemia de Covid-19, enquanto atuava na linha de frente. “Essa conquista é muito mais simbólica do que propriamente uma conquista somente minha. Ela envolve toda uma história que começa basicamente com o meu pai”, contou o estudante.
Conteúdos relacionados:
- Festa! Veja galeria de imagens com a comemoração dos calouros da UFPA
- Listão da UEPA: Veja os 3 primeiros colocados do PROSEL 2026 – Geral
- VÍDEO: Confira aqui o listão dos aprovados no Prosel da UEPA
Segundo Maúricio, o amor do pai pela Medicina foi uma inspiração constante nesse processo. “Ele tinha o direito de não trabalhar, mas escolheu continuar cuidando do próximo. Graças a ele, eu sempre tive vontade de fazer Medicina. Sempre que alguém me pergunta: ‘Maurício, se não desse certo, qual seria sua segunda opção?’, eu realmente sempre respondi de coração: eu não sei. Nunca me vi fazendo outra coisa”, compartilha.

O sentimento de felicidade e alegria com a aprovação do estudante é sentida por toda a família, que relembra a trajetória do pai dele com o curso. A avó de Maurício contou que pai dele, há 31 anos, também passou em Medicina na Universidade Federal do Pará. “Ela disse que, olhando para o pátio, vê ele ali. Da mesma forma que foi comigo hoje, a comemoração foi no pátio também. É uma história que vem muito antes do dia de hoje”, contou Maurício.
Além disso, ele compartilhou os ensinamentos silenciosos do pai, que moldaram a determinação dele para ir atrás do sonho de cursar medicina. “Meu pai era um homem de poucas palavras, mas sempre mostrou pelo exemplo a importância da responsabilidade. Ele sempre guiou a vida pelo juramento que fez ao se formar: cuidar do próximo com dedicação total. Ele me ensinou muito com isso, e hoje é com ele em mente que começo minha jornada”, disse.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Maurício também ressaltou a força da fé e da família nesse percurso. “Primeiro honro a Deus, porque essa conquista só foi possível graças a Ele. Em segundo lugar, agradeço à minha família: minha mãe, meu irmão, tios, avós. Esse sonho não é só meu, é de todos nós. Hoje estou vivendo um momento que não se descreve, é de muita emoção”, compartilhou.
Agora, com a dupla aprovação, Maurício se prepara para iniciar o curso de Medicina, transformando em ação os valores herdados do pai: dedicação, cuidado e amor pelo próximo. “Espero iniciar uma caminhada que honre cada vez o nome do meu pai. Ele nunca será esquecido, estará sempre no meu coração, no meu ato de estudar, no meu ato de trabalhar. Vou honrar o nome dele, meu pai”, concluiu, emocionado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar