Ingressar em uma universidade é, para muitos brasileiros, a realização de um sonho construído com esforço, esperança e a expectativa de um futuro melhor.
Para milhares de jovens e adultos paraenses, esse desejo ganha forma no momento em que o nome aparece na lista de aprovados, simbolizando não apenas o acesso ao ensino superior, mas também novas oportunidades de crescimento pessoal, profissional e transformação de vida.
Quase 50 mil candidatos aguardam a divulgação do resultado do Processo Seletivo 2026 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será feita na próxima sexta-feira (30), a partir das 9h.
A lista de aprovados estará disponível no site oficial da universidade e será divulgada também por emissoras de rádio da capital e do interior do Estado. A expectativa mistura ansiedade, esperança e a realização de sonhos de quem vê na universidade o primeiro passo para um futuro promissor.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- UFPA abre cursinho pré-vestibular popular para o Enem 2026
- Sisu 2026 abre inscrições com 274,8 mil vagas; veja como se inscrever
Entre os candidatos está Ryan Sousa, de 18 anos, que concorre a uma vaga no curso de bacharelado em Educação Física. Participando pela primeira vez do processo seletivo da Uepa, ele relata o sentimento que antecede o resultado.
“Sinceramente, estou com expectativas um pouquinho altas! Creio que vou conseguir ingressar e, independentemente do resultado, vou sempre buscar melhorar”, afirma. Para Ryan, a escolha pela instituição é clara: “A Uepa, para mim, é referência máxima em cursos da área da saúde”.
Em 2026, os cursos mais concorridos, considerando a relação candidato/vaga, são Biomedicina (Belém), com 69,52 candidatos por vaga; Fisioterapia (Belém), com 65,90; e Medicina (Belém), com 62,24 candidatos por vaga. Ao todo, a Uepa oferece 3.770 vagas, preenchidas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, além de 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD).
Também candidata ao curso de Educação Física, Jaciane Monteiro, de 27 anos, compartilha o sonho de ingressar no ensino superior. “Meu sonho é entrar em uma faculdade e conseguir me formar. A Uepa sempre foi uma escolha para mim, um objetivo que busco realizar e sei que, com fé, tudo é possível”, destaca.
Além do Prosel 2026, a Uepa divulga nesta sexta-feira os resultados dos processos seletivos para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas. As provas foram aplicadas pela própria universidade no final de 2025.
Quer mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
O Processo Seletivo Específico para Licenciatura em Letras-Libras, com turmas em Belém, oferece vagas para pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras. Já a Licenciatura em Música receberá novos alunos nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá. O Processo Seletivo para Indígenas e Quilombolas disponibiliza uma vaga para indígenas e uma para quilombolas em cada um dos 104 cursos da universidade, atendendo candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas não realizaram o Enem no ano anterior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar