A transição energética tem ganhado força no Pará, impulsionada pela busca por fontes mais limpas, eficientes e sustentáveis. Com investimentos em infraestrutura e na diversificação da matriz energética, o Estado avança na redução das emissões de poluentes e no fortalecimento de um modelo de desenvolvimento alinhado às demandas ambientais e econômicas atuais.
Os números consolidados pela Companhia de Gás do Pará em dezembro de 2025 mostram que dobrou o volume de gás natural movimentado no Estado no ano passado. Além das indústrias que já optaram pela transição energética, a GdP iniciou o atendimento ao primeiro cliente do segmento termelétrico no Estado do Pará. A Usina Termelétrica (UTE) Novo Tempo, em Barcarena, operada com gás natural, estará sincronizada ao Sistema Interligado Nacional.
Com o início do atendimento às indústrias em 2024, a Companhia Gás do Pará encerrou o primeiro ano de atividades com mais de 344 milhões de metros cúbicos (344 MM m³) movimentados. A adesão de novos clientes aumentou a demanda pelo serviço de movimentação e fornecimento de gás pela GdP nos últimos 12 meses. Foram mais de 708 milhões de metros cúbicos (708 MM m³) movimentados pela Companhia em 2025, alta superior a 105% em relação ao ano anterior.
Expectativa - Os números devem crescer ainda mais em 2026. A começar pelo funcionamento da Termelétrica Novo Tempo, em Barcarena (município da Região Metropolitana de Belém), a maior UTE do Estado. Movida pelo gás natural da GdP, a Usina vai gerar energia para o Sistema Interligado Nacional, com energia capaz de atender 10% da demanda da região Norte e 25% do território paraense.
Para o setor industrial, a Gás do Pará trabalha na criação de um gasoduto virtual para atender a Região Metropolitana de Belém a partir deste ano, estabelecendo uma rota contínua de fornecimento a partir do Sistema de Distribuição de Gás Natural, em Barcarena, até os destinos onde houver consumidores no Estado, começando pelos municípios de Ananindeua, Benevides e Castanhal.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“O ano de 2025 foi um ano de consolidação da Gás do Pará no setor de distribuição de gás natural. Um esforço que nos levou a ter aumento na distribuição de 105%. Seguimos na missão de levar gás a todo o Pará, seguindo a determinação do governador Helder Barbalho e da vice, Hana Ghassan. Em 2026, vamos crescer ainda mais, ampliando nosso atendimento à sociedade paraense”, destaca Fernando Flexa Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará.
O Pará também vive a expectativa pela chegada do gás natural veicular (GNV), por meio da Gás do Pará, uma alternativa de abastecimento mais econômica para motoristas e passageiros. O pré-lançamento do GNV deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano, ampliando o atendimento para a sociedade paraense e aumentando o volume de gás natural movimentado pela GdP.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar