O calendário escolar, todos os anos, funciona como um relógio silencioso que organiza expectativas, rotinas familiares e projetos de futuro. Entre viradas de ano, férias e planejamentos, é nesse período que decisões importantes são tomadas para assegurar a continuidade da trajetória educacional de milhares de estudantes da rede pública.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está com o período de rematrícula aberto para o ano letivo de 2026, destinado aos alunos da rede estadual que desejam permanecer na mesma unidade escolar. O prazo teve início em 29 de dezembro de 2025 e segue até a próxima terça-feira (6), sendo fundamental para garantir a vaga.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Governador do Pará faz balanço sobre as ações em 2025
- Pará fecha 2025 com maior investimento da história em segurança pública
- Pará registra em 2025 o melhor ano na redução da Crimes Violentos Letais
RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA
A rematrícula corresponde à renovação da matrícula já existente. Para efetivar o procedimento, pais ou responsáveis devem comparecer à secretaria da escola, dentro do prazo estabelecido, para confirmar a permanência do estudante na unidade de ensino.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS
No âmbito do regime de colaboração entre Estado e municípios, a Seduc também assegura a continuidade da educação básica de alunos oriundos da rede municipal, por meio de acordos de reserva de vagas. Esses estudantes deverão comparecer à secretaria da escola estadual de destino para confirmar a matrícula no período de 8 a 11 de janeiro de 2026.
Já os novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual em 2026 - incluindo alunos vindos da rede privada, federal, de outros estados ou aqueles que interromperam os estudos - deverão realizar a inscrição exclusivamente pelo site oficial, no período de 14 a 30 de janeiro de 2026, conforme o calendário disponível no portal.
CADASTRO OBRIGATÓRIO
Para todos os casos, é obrigatório o cadastro prévio no sistema de matrícula. O procedimento deve ser feito pelo responsável legal ou pelo próprio estudante, quando maior de idade, também pelo site da Seduc.
De acordo com o cronograma da Seduc, o início das aulas do ano letivo de 2026 está previsto para o dia 2 de fevereiro, marcando o retorno das atividades escolares em toda a rede estadual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar