O vandalismo em obras públicas gera prejuízos aos cofres municipais e compromete espaços destinados ao bem-estar da população. Por isso, a parceria entre cidadãos e forças de segurança é essencial para proteger o patrimônio urbano.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) prendeu três homens na tarde desta terça-feira (30) por vandalismo no canal da travessa 3 de Maio, próximo à rua Antônio Barreto, no bairro de Fátima. Os suspeitos foram flagrados no momento em que pichavam as paredes internas do canal, estrutura que passou por obras de revitalização municipal.
Leia também
- Morre Dona Coló, erveira ícone do Mercado do Ver-o-Peso
- Réveillon: veja como está o trânsito na saída de Belém e distritos
O acionamento ocorreu por meio da Central 153, quando moradores denunciaram a prática do crime. As equipes se deslocaram imediatamente ao local e confirmaram a ação criminosa em andamento.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Com os detidos, os agentes recolheram oito latas de tinta spray usadas na pichação.
Autuação por crime ambiental
Os três homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à Seccional Urbana de São Brás. Na unidade policial, foram apresentados ao delegado de plantão e autuados por crime ambiental, permanecendo à disposição da Justiça para os procedimentos legais.
O inspetor da Guarda Municipal Clodoaldo Castro destacou a importância da ação preventiva.
"A rápida resposta da equipe, aliada à denúncia dos moradores, permitiu flagrar o crime em execução e garantir a prisão dos responsáveis", declarou o oficial.
Prejuízo ao patrimônio público
O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Marcelo Mattos, ressaltou o impacto negativo do vandalismo. Segundo ele, o canal integra um conjunto de intervenções urbanas concluídas em 2025 para melhorar a drenagem e mobilidade da região.
"São obras feitas com recursos públicos para beneficiar diretamente os moradores. Atos como esse comprometem o trabalho realizado e causam prejuízo a toda a cidade", afirmou Mattos. As obras de revitalização visaram modernizar a infraestrutura local e melhorar as condições urbanas do bairro.
Colaboração da população
A atuação conjunta entre cidadãos e autoridades tem se mostrado eficaz no combate aos crimes ambientais e danos ao patrimônio público. As denúncias responsáveis permitem resposta mais ágil das equipes de segurança e aumentam as chances de flagrante:
- Central 153 funciona 24 horas para receber denúncias;
- Patrulhamento preventivo da GMB intensifica a vigilância;
- Moradores atuam como parceiros na proteção dos espaços públicos.
A estratégia de policiamento comunitário fortalece a preservação urbana e contribui para a aplicação efetiva da legislação ambiental na capital paraense.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar