Em um período no qual o calendário aperta, as contas se acumulam e o comércio aposta alto nas festas de fim de ano, decisões administrativas ganham peso que vai além dos gabinetes. No Pará, o anúncio do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais chega como sinal de previsibilidade, alívio financeiro para milhares de famílias e combustível direto para a economia local.
O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan anunciaram nesta terça-feira (16), por meio das redes sociais, que a segunda parcela do 13º salário será paga nos dias 18 e 19 de dezembro. A medida beneficia mais de 160 mil servidores públicos estaduais - entre ativos, inativos e pensionistas - e representa a injeção de R$ 535 milhões na economia paraense. Segundo Helder, o pagamento reafirma o compromisso do governo com a valorização do funcionalismo e com o equilíbrio fiscal do Estado.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Campanha “Compre do Pequeno neste Natal” busca fortalecer pequenos negócios no Pará
- Pará tem alerta de chuvas intensas até quarta-feira (17)
- Governo do Pará entrega ônibus escolar ao município de Ponta de Pedras
"A segunda parcela do 13º sai nesta quinta-feira, dia 18, para inativos e pensionistas. E na sexta, dia 19, para os demais servidores ativos de todos os órgãos do estado do Pará", informou a vice-governadora Hana Ghassan, ao detalhar o cronograma nas redes sociais.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
TRADIÇÃO MANTIDA
O governador Helder Barvalho destacou ainda que, além do impacto direto na renda dos servidores, o pagamento fortalece o comércio e os serviços, especialmente neste período de maior circulação de dinheiro por conta das confraternizações e das compras natalinas. A antecipação e o cumprimento do calendário ajudam a movimentar setores estratégicos da economia paraense.
"Até sexta-feira, todo mundom com dinheiro no bolso para fazer as compras de Natal e de um Ano Novo maravilhoso. São quase 160 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que estarão recebendo o 13º, e uma injeção de R$ 535 milhões na economia paraense, o que fortalece comércio e serviço em todo o estado", destacou.
O governo mantém, assim, uma tradição adotada desde 2019. A primeira parcela do 13º salário foi paga no início de outubro de 2024, antes do Círio de Nazaré, garantindo aos servidores o benefício em um momento simbólico e importante para milhares de famílias paraenses.
CRONOGRAMA
O cronograma estabelece que, no dia 18 de dezembro, recebem os inativos militares, pensionistas civis e militares, além dos inativos civis e das pensões especiais vinculadas à Seplad (Secretaria de Estado de Planejamento e Administração). Já no dia 19, o pagamento será concluído com os servidores das demais secretarias estaduais, tanto da capital quanto do interior, incluindo áreas estratégicas como segurança pública, saúde, educação e administração direta e indireta.
VEJA A POSTAGEM:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar