O distrito de Icoaraci ficou marcado na história da saúde da cidade, 70 anos depois de receber um dos primeiros postos de saúde da capital. O primeiro Postão da Saúde do Brasil foi entregue e a obra é de Icoaraci, em Belém (PA). Com um investimento de mais de R$ 1,2 milhão, o primeiro Postão da Saúde passou por um processo de requalificação estruturais, organizacionais e de atendimento. É uma estrutura moderna, mais acessível e humanizada.
O novo Postão da Saúde de Icoaraci, entregue pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), garante atendimento em horário estendido, de 7h às 22h, e amplia o acesso da população a serviços básicos de saúde. A estrutura inédita também é modelo para o Ministério da Saúde, que visitou a unidade algumas vezes e estuda a implantação nacionalmente.
O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou que a requalificação do Postão da Saúde de Icoaraci representa um salto estrutural na rede municipal, com modernização completa da unidade e ampliação dos serviços ofertados à população. “Se você comparar a unidade ao que era, hoje é uma unidade completamente renovada. Não só ampliamos como refizemos praticamente toda a estrutura. Hoje podemos garantir um aparelho de saúde digno para nossa cidade”, pontuou.
Antes da reforma e ampliação, a unidade de Icoaraci prestava atendimento a cerca de 4 mil usuários por mês. Agora, o novo Postão da Saúde de Icoaraci deverá atender cerca de 12 mil pacientes por mês, um aumento de 200% em relação à capacidade anterior e em relação a todos os serviços disponibilizados.
Para a secretária adjunta de saúde da Sesma, Bárbara Freire, a iniciativa representa um avanço inédito no país. “Tanto para mim quanto para a Sesma, esse momento é motivo de muito orgulho. Estamos entregando o primeiro Postão da Saúde do município e, podemos afirmar, o primeiro Postão do Brasil. Não existe outro modelo como esse em funcionamento no país, e ele começa aqui, em Icoaraci”.
Estrutura moderna se torna referência no Brasil
Entre os espaços estruturados para cuidado integral, a unidade passa a oferecer a Sala da Mulher, ambiente destinado a serviços especializados como pré-natal, ginecologia, ultrassonografia e acompanhamento direcionado às necessidades da saúde feminina.
O local foi planejado para garantir acolhimento e privacidade, além de facilitar o acesso a exames e atendimentos que antes exigiam deslocamentos maiores.
O serviço dispõe ainda de um Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), o primeiro integrado a uma UBS no Pará, para garantir serviços especializados como endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgias e próteses.
Com mais de quatro décadas de atuação em Icoaraci, a líder comunitária Socorro Farias, 58, acompanhou de perto a trajetória da unidade e avalia o impacto da requalificação na vida dos moradores. “Eu mesma nunca precisei muito para a minha saúde, mas o meu povo precisa. Quando eles não conseguem atendimento, procuram a liderança, e eu venho junto com eles até o posto. Por isso, esse momento é muito importante. Hoje está sendo entregue um bem que vai ajudar muito a nossa comunidade”.
Os moradores terão acesso a serviços essenciais, como consultas médicas, vacinação, assistência farmacêutica, acompanhamento pré-natal, curativos, testes rápidos e o teste do pezinho. Ainda programas de prevenção a doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, que, somadas a outros fatores de risco, podem causar complicações graves.
A enfermeira Shirlena Dias, 57, é frequentadora do posto há mais de 30 anos. Ela explica que o atendimento na UBS ultrapassou gerações da família e, agora, as netas se preparam para usufruir do recém-entregue Postão de Icoaraci. “Aqui realmente está bem equipado e pronto para receber a população. Estou ansiosa para conhecer melhor, ver as novidades, principalmente a urgência, porque antes esse espaço era a farmácia, onde ficavam os medicamentos. Agora é outra realidade.”
Outra novidade será a telemedicina que ofertará atendimentos médicos à distância para os pacientes da unidade. Algumas das especialidades são como neurologia, cardiologia e urologia, e o agendamento iniciará já no próximo mês de janeiro, reforçando a integração entre Atenção Básica e serviços específicos.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A unidade também contará com atendimentos que serão realizados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos e nutricionistas.
Segundo a gerente da unidade, Karoliny Vasconcelos, o funcionamento das equipes foi estruturado para garantir atendimento integral também no horário estendido. “A equipe multiprofissional da unidade atua de forma integrada e organizada por setores, como nutrição, fisioterapia, odontologia, educação física, entre outros, garantindo a continuidade dos atendimentos regulares. No horário estendido, os profissionais trabalham em sistema de rodízio para assegurar que a população tenha acesso ao cuidado integral”, conclui.
Localizado na Rua Manoel Barata, 840, os atendimentos no Postão da Saúde de Icoaraci serão iniciados na segunda-feira (15), a partir das 7h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar