Enquanto boa parte do Brasil já virou a página do Enem, em Belém e cidades vizinhas a maratona só termina agora. O impacto da realização da COP-30 na capital paraense, em novembro, alterou o calendário oficial da prova na região, fazendo com que milhares de estudantes encarassem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um clima diferente do restante do país.
Neste domingo (7), mais de 90 mil candidatos participam do segundo dia do Enem 2025 na Grande Belém, que inclui os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Ao todo, são cerca de 95,7 mil inscritos apenas nessa região.
Leia mais:
- Pesquisa aponta avanço de censura e perseguição a educadores no Brasil
- Igreja divulga calendário de celebrações de Natal e Ano Novo com papa Leão XIV
Fé antes da prova
Para um grupo de estudantes do bairro do Jurunas, a preparação incluiu não apenas horas de estudo, mas também um momento espiritual. Na sexta-feira (5), jovens católicos participaram de uma missa na Paróquia de Santa Luzia, onde receberam uma bênção especial voltada à realização do exame.
O momento ganhou ainda mais significado após a leitura de uma carta enviada pelo Papa Leão XIV, em resposta a uma mensagem escrita pelos próprios jovens meses antes. Após a leitura, os estudantes receberam uma bênção dedicada à preparação para o Enem.
Assista ao vídeo:
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Por que a prova foi adiada?
O Enem normalmente ocorre em novembro em todo o país. No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas foram adiadas por conta da realização da COP-30, que aconteceu na capital paraense no mês passado e alterou a logística da cidade.
Enquanto os estudantes dessas cidades enfrentam a reta final agora, nas demais regiões do Pará o Enem foi aplicado no calendário regular, em novembro, junto com o restante do Brasil.
Como foi o primeiro dia
No último domingo (30), os candidatos da Grande Belém realizaram o primeiro dia de provas, que reuniu questões de linguagens, ciências humanas e a produção da redação.
O tema da redação deste ano na região foi: “A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”.
O Inep ainda não divulgou o índice de abstenção do primeiro dia, mas o gabarito já foi disponibilizado aos participantes.
O que cai no segundo dia
Neste domingo (7), os estudantes encaram:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Horários oficiais (fuso de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término da prova: 18h30
A saída da sala é permitida:
- A partir das 15h30, sem o caderno de questões
- Com o caderno, apenas nos 30 minutos finais, após as 18h
Onde o Enem está sendo aplicado
O Enem 2025 está sendo realizado exclusivamente em:
- Belém
- Ananindeua
- Marituba
na Grande Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar