plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CUSPE E AMEÇAS!

Vídeo: Prefeito acusado de agredir jornalista na COP30 é alvo de nova denúncia de agressão

Felipe Tommy relata agressões e histórico violento de Aurélio Goiano, reforçando ataques à liberdade de imprensa em Parauapebas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Prefeito acusado de agredir jornalista na COP30 é alvo de nova denúncia de agressão camera Prefeito de Parauapebas teria cuspido no jornalista Felipe Tommy. | Reprodução/Redes sociais

O jornalista de Parauapebas Felipe Tommy denunciou ter sido vítima de agressões físicas e verbais e ameaças de morte pelo prefeito Aurélio Goiano, incluindo um episódio em que teria sido cuspido no rosto. Segundo Tommy, os ataques configuram uma tentativa de intimidação contra o exercício profissional e a liberdade de imprensa, situação semelhante à enfrentada recentemente por jornalistas durante a cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém.

O episódio relatado ocorreu em 2021, em uma delegacia, quando Tommy questionou Goiano, então vereador com mandato cassado, sobre a cassação do mandato dele. “Ele não gostou das perguntas. Ele cuspiu em mim duas vezes e disse: ‘Em b*sta a gente cospe’. Fui agredido simplesmente por fazer meu trabalho”, contou. Segundo o jornalista, ele ainda informou que registrou denúncia no Ministério Público, mas que o processo não avançou após Goiano reassumir foro privilegiado na Câmara.

Conteúdos relacionados:

Tommy destacou que o histórico de violência de Goiano inclui ameaças de morte e agressões anteriores, como em julho de 2023, quando o prefeito teria declarado a testemunhas que queria atirar na cabeça dele em frente a um mini-box no bairro Cidade Jardim. Em 2019, mensagens de WhatsApp também mostravam ameaças de agressão física.

Além disso, o jornalista lembra ainda que Goiano tentou dar posse a um segundo colocado nas eleições municipais de 2020 por meio de documento falso, além de ter ameaçado um servidor público e forjado assinatura de uma desembargadora.

Veja o vídeo:

Reprodução/Redes Sociais

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O comportamento explosivo do prefeito se repetiu contra jornalistas na COP 30, em Belém, no dia 14 de novembro. Wesley Costa foi agredido com um tapa no rosto, enquanto Isis Bem e Vanessa Araújo sofreram ofensas e xingamentos de gênero. Wesley realizou exame de corpo de delito, que confirmou uma lesão traumática de formato irregular, medindo 1,5 cm x 0,2 cm, na mucosa bucal direita, compatível com o relato do jornalista.

Após o episódio, Goiano teve a credencial da COP retirada pela segurança da ONU e se manifestou nas redes sociais em tom de deboche, afirmando que “tudo inventam para nos queimar”. Para Felipe Tommy, os ataques do prefeito configuram “violação à liberdade de imprensa”, um atentado ao Estado Democrático de Direito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias